
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) tornou público o calendário com as datas em que divulgará as bandeiras tarifárias que serão aplicadas ao longo de 2026. O anúncio de cada mês indicará se haverá cobrança extra na conta de luz no mês subsequente e qual será a cor da bandeira vigente.
O ano começou com a bandeira verde em vigor, o que significa que os consumidores não estão pagando custo adicional nas contas de energia elétrica no mês de janeiro. Segundo o cronograma, a definição da bandeira de fevereiro será anunciada no dia 30 de janeiro.
As demais datas previstas são: 27 de fevereiro para as bandeiras de março e de abril; 24 de abril para maio; 29 de maio para junho; e 26 de junho para julho. A divulgação da bandeira de agosto será em 31 de julho. Para os últimos meses do ano, os anúncios estão programados da seguinte forma: 28 de agosto (setembro), 25 de setembro (outubro), 30 de outubro (novembro) e 27 de novembro (dezembro). A bandeira tarifária que valerá em janeiro de 2027 será definida em 23 de dezembro.
O sistema de bandeiras tarifárias foi criado em 2015 pela Aneel para sinalizar os custos relativos à geração de energia. A cor da bandeira indica se haverá acréscimos à conta de luz, a bandeira verde não acarreta custos extras, enquanto as bandeiras amarela e vermelha implicam valores adicionais por cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos.


