...

Portal UMBU

Aluno de escola particular chega direto à universidade 2 vezes mais do que o da rede pública, revela Censo

Dos cerca de 2,2 milhões de jovens que concluíram o ensino médio em 2022, 85% estudavam em escolas estaduais

Foto: Roberto Moreyra/Agência O Globo

Dados do Censo do Ensino Superior revelam que estudantes que finalizaram o ensino médio em escola particular foram direto para o ensino superior quase duas vezes mais do que aqueles que estudaram na rede pública. O levantamento foi divulgado nesta quinta (3) pelo Ministério da Educação (MEC).

Dos cerca de 2,2 milhões de jovens que concluíram o ensino médio em 2022, 85% estudavam em escolas estaduais.

É a primeira vez que o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais), órgão responsável pelo censo, calcula quantos alunos ingressam no ensino superior imediatamente após terminar a educação básica.

“É um dado que nos indica para uma série de problemas no nosso sistema educacional”, disse Carlos Eduardo Moreno, diretor de estatísticas do Inep.

Além dos alunos de escola particular, os egressos da rede federal de ensino também acessam o ensino superior com mais frequência —58% entraram em uma graduação no ano subsequente ao que se formaram.

As escolas federais, no entanto, são responsáveis por apenas 2,6% das matrículas no ensino médio.

Desigualdade

Os dados do censo mostram ainda outras desigualdades, sobretudo a racial. Entre os jovens brancos, 37% entraram em uma graduação no ano seguinte ao que se formaram no ensino médio. Entre os pardos, o número cai para 20%. Para os pretos, é de 17% e chega a apenas 12% para os indígenas.

Segundo o censo, 55,9% dos alunos que concluíram o ensino médio se inscreveram para fazer o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) em 2023. Em alguns estados esse percentual é ainda menor. Em São Paulo, por exemplo, foi de 44,8% —o segundo menor índice, atrás apenas de Roraima.

As informações são do jornal Folha de S. Paulo

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

POSTS RELACIONADOS

plugins premium WordPress
Ir para o conteúdo