Técnica inovadora está revolucionando o mercado da beleza para homens calvos

Uma técnica desenvolvida pela Africarioca Conceito, os Baldlocs tem permitido que pessoas com calvície usem dreads. O salão fica localizado em Santa Cruz, Zona Oeste do Rio de Janeiro e é especializado em serviços de beleza para a população negra, destacando-se por sua abordagem única que leva em conta o formato do rosto e as característicos do cabelo.
De acordo com dados da Sociedade Brasileira do Cabelo, mais de 42 milhões de brasileiros são afetados pela calvície. A condição atinge 80% dos homens após os 80 anos e 30% das mulheres com mais de 50 anos. “A calvície é um desafio. Queremos espalhar nossa técnica pelo mundo e ajudar o máximo de pessoas”, comenta Lucas Preto, CEO da Africarioca Conceito à reportagem de Carta Capital.
Criação e aplicação dos Baldlocs
Desenvolvida há dois anos, a técnica dos Baldlocs é resultado de um processo autodidata em estética capilar.
O método, criado por Lucas Preto, envolve desde a produção dos dreads até sua aplicação. Utilizando a técnica de agulha, o procedimento não danifica o couro cabeludo e ainda estimula o crescimento dos fios. Com um custo entre R$ 2 mil e R$ 3 mil, é uma opção mais acessível comparada ao transplante capilar, que pode chegar a R$ 8 mil.
Iniciada em 2018 com três funcionários, a Africarioca agora emprega 15 pessoas, proporcionando renda para famílias negras. Lucas Preto relembra: “Começamos com R$ 3 mil emprestados e nos tornamos uma potência. Ver as pessoas emocionadas ao se verem no espelho é gratificante.”
Em 2024, a técnica será apresentada em nove capitais brasileiras, incluindo Belo Horizonte, São Paulo, Fortaleza, Recife, Brasília, Porto Alegre, Florianópolis, Curitiba e Vitória.
A turnê também visa certificar dreadmakers locais, oferecendo treinamento prático e mentoria de marketing por seis meses, ajudando profissionais a divulgar e precificar seus serviços.
Sobre a Africarioca
Fundada em 2018 em Santa Cruz, Zona Oeste do Rio, a Africarioca começou no quintal da sogra de Lucas Preto. Com um empréstimo de R$ 3 mil, Lucas expandiu o negócio.
Em setembro deste ano, lançou a Africarioca Conceito, um espaço que combina transformação da autoestima com música ao vivo e venda de produtos para manutenção dos serviços.
As informações são da revista Carta Capital