...

Portal UMBU

Acopamec celebra 35 anos de impacto social em Mata Escura e Calabetão

Instituição já beneficiou mais de 30 mil pessoas com educação, acolhimento, cultura e preservação ambiental, e segue reafirmando seu compromisso com a transformação da comunidade

Foto: Reprodução

Há 35 anos, a Associação das Comunidades Paroquiais de Mata Escura e Calabetão – Acopamec nasceu como resposta às urgências de um território marcado pela desigualdade. Em Mata Escura e Calabetão, a instituição se consolidou como referência em acolhimento, educação, arte e cultura, preservação ambiental e formação de jovens. Mais de 30 mil crianças, adolescentes, jovens e famílias já foram diretamente beneficiados pelo trabalho desenvolvido pela entidade.

O radialista comunitário e morador do Calabetão, Antônio Nelito Santos, resume a relevância dessa atuação:
“Apoiar a Acopamec é um dever de toda comunidade. Essa instituição fez e faz muito pela comunidade acolhendo meninos e meninas em vulnerabilidade, profissionalizando a juventude e possibilitando a essa garotada novos horizontes”, relata Nelito.

Horizontes esses também reconhecidos por mães, como Edna Barbosa, moradora da Mata Escura, e que tem dois filhos, um de 9 e outro de 15 anos atendidos pela Acopamec.
“Eu sou mãe solo, preciso trabalhar, buscar o sustento da família. Meus filhos fazem parte da Acopamec desde a creche e passaram por diversos cursos. Sair cedo de casa e ter a Acopamec em nossas vidas é seguir todo tempo com tranquilidade sabendo que eles estão acolhidos em um lugar que educa, forma e projeta eles para um futuro diferente de caminhos errados como o mundo das drogas. Sou muito grata à Acopamec,” afirma.

Reconhecida também pela existência de casas de acolhimento, a entidade possui 5 casas-lares, oferecendo acolhimento integral a meninas e meninos de 0 a 17 anos que vivem em situações de risco. Alice* (nome fictício para preservar a fonte), 14 anos, é exemplo dessa transformação:
“Eu tenho muitos irmãos, somos 15 no total contando comigo. Estar aqui na Acopamec me deixa feliz e segura porque eu me sinto cuidada, consigo estudar, ir pro psicólogo e tem as tias que ensinam muitas coisas boas e eu sei que nada de ruim vai acontecer comigo aqui dentro. Aqui é bem diferente da minha vida de antes de chegar aqui”, descreve Alice*.

Para os jovens, a instituição abre caminhos para a autonomia e para a vida profissional. Vinicius Santos da Silva, 19 anos, jovem aprendiz, destaca que foi a partir da organização que as portas se abriram, adquiriu conhecimentos e trabalhou sua autoestima.
“A Acopamec me ensinou a ter projeto de vida, eu evoluí muito ao me tornar jovem aprendiz, consegui através da Acopamec um trabalho e logo passei a ter dinheiro para comprar minhas coisas. Atualmente faço autoescola, pretendo fazer faculdade, e não vou parar por aí. Todas as mudanças em mim vêm da Acopamec, hoje sou um homem empoderado”, desabafa Vinícius.

Além da educação e de toda atuação social, a Acopamec atua em iniciativas de preservação ambiental, cuidando da casa comum, como destaca a professora da Universidade Federal da Bahia, Ângela Gordilho, referenciando o projeto de implantação do Parque Theodoro Sampaio. Esse é um parque urbano na periferia de Salvador, de grande importância não apenas para a comunidade da Mata Escura, mas para toda a capital baiana.
“A parceria da Acopamec junto à UFBA nesse projeto de preservação é de tamanha relevância. Desde o início, há mais de 20 anos, dialogamos juntas com seus comunitários em prol do direito a uma cidade melhor, mais justa para todas as pessoas e que precisa ter a periferia beneficiada com uma área verde tão importante,” relata a professora.

O presidente da Acopamec, padre Miguel Ramon, reforça que não há como não se orgulhar do impacto positivo promovido pela entidade e que alcançou a vida das pessoas, da comunidade e da sociedade como um todo.
“Quando olhamos para os adolescentes e jovens que passaram pela Acopamec, notamos uma importância muito grande para a vida pessoal de cada um deles. Cresceram na autocompreensão, na autoestima e na capacidade de se relacionar com os outros. Receberam formação técnica e humana que os ajudou a acessar o mundo do trabalho. É gratificante encontrar em várias partes de Salvador pessoas que, graças à Acopamec, tomaram gosto pelo estudo, se formaram e mudaram a vida de suas famílias. Sempre acreditamos que não há solução sem o envolvimento da comunidade e a luta por políticas públicas”, relata o presidente.

Para marcar essa trajetória de desafios, aprendizados e conquistas, a organização realizará um evento especial de celebração pelos seus 35 anos. Será um momento de memória, gratidão e reafirmação do compromisso da Acopamec em seguir ao lado da comunidade da Mata Escura e Calabetão na construção de um futuro de paz, fraternidade e justiça.


SERVIÇO

O quê: Celebração dos 35 anos da Acopamec, com mesa de autoridades, apresentações culturais e participação da comunidade.
Quando: 25 de setembro de 2025, às 14h.
Onde: Universidade Estadual da Bahia (UNEB), Salvador – BA.

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

POSTS RELACIONADOS

plugins premium WordPress
Ir para o conteúdo