O órgão contribui para a garantia dos direitos da população que busca os serviços da Defensoria Pública do Estado da Bahia
A antropóloga Naira Gomes foi eleita a nova Ouvidora da Defensoria Pública do Estado. Presidenta da Marcha do Empoderamento Crespo, Naira é formada em Ciências Sociais, e possui experiências junto à Comissão de Cultura da Câmara Municipal de Salvador e as comissões de Educação, Cultura, Ciência, Tecnologia e Serviços Públicos e dos Direitos das Mulheres, da Assembleia Legislativa da Bahia.
“Queremos agradecer à sociedade civil, que nos conduziu à lista tríplice, e ao Conselho Superior da DPE-BA, que nos deu 6 dos 9 votos do seu pleno. Agradecemos a cada conselheira e conselheiro que nos entregou sua confiança. Gratidão é a palavra que, neste momento, nos representa. Reparação, retratação, igualdade racial e equidade precisam ser premissas de um Estado comprometido com o seu povo. E a Defensoria Pública é imprescindível na busca destes valores!”, afirma Naíra.
A Ouvidoria
Desde março de 2009, a Ouvidoria da Cidadã contribui para garantir os direitos da população que busca os serviços da DPE-BA. No órgão, é possível intervir, criticar, fiscalizar, elogiar, reclamar, apontar demandas e prioridades. Mulheres, comunidade LGBT+, jovens, comunidades quilombolas, pessoas em situações de rua, terreiros, entre outros grupos, têm participação ativa na Defensoria Pública do Estado, através da Ouvidoria Cidadã.
“A Defensoria Pública do Estado da Bahia é um órgão essencial para o que entendemos por uma sociedade democrática e justa. Ela tem a missão elevada de amparar a população empobrecida e vulnerabilizada na busca por seus direitos individuais e coletivos, na busca por seu direito ao acesso à justiça. Assumir o cargo de Ouvidora Geral da Defensoria Pública da Bahia é uma daquelas honras que nos estufa o peito e arqueia a coluna. Temos consciência da grande responsabilidade e do desafio diante da vida e da dignidade do povo baiano”, finaliza Naíra.