Ação de humanização no Hospital de Brotas promove acolhimento emocional com música, pipoca e tradição nordestina durante o período junino

Créditos das fotos: Marília Simões
Foi pensando no acolhimento emocional de pacientes, acompanhantes e colaboradores que o Hospital de Brotas (HB), em Salvador, organizou um forró itinerante por suas dependências.
Na recepção, um carrinho de pipoca espalha o aroma característico do milho estourando, enquanto colaboradores com adereços juninos e camisas xadrez formam um bloquinho ao som da banda Forró Mistura. “Dessa forma, trazemos um pouco de alegria e a sensação de estar vivendo o São João, que é tão representativo aqui no Nordeste, mesmo dentro de um hospital. Acolhemos o paciente e, enquanto empresa, também acolhemos o colaborador. Cuidamos de quem cuida, gerando uma energia positiva e alegre, que reflete positivamente na assistência”, explicou Juliana Heller Albuquerque, coordenadora de RH do Hospital de Brotas.
A iniciativa também sensibilizou quem toca. Os músicos do Forró Mistura, que costumam realizar apresentações corporativas, surpreenderam-se com a receptividade encontrada em um ambiente hospitalar pela primeira vez.
Andreza Narciza, apoio administrativo do HB, destacou o impacto na equipe. “O hospital acaba sendo a segunda casa de todos nós, onde passamos a maior parte do nosso tempo. Muitos permanecem de plantão quando as cidades baianas param para festejar o São João. Então, essa é uma forma de acolher e dar um acalento tanto a nós, colaboradores, quanto aos pacientes, proporcionando um clima festivo para quem trabalha e para quem está enfrentando um momento difícil de saúde”, concluiu.
Dona Áurea Rita Figueiredo, 58 anos, dona de casa, acompanha a mãe de 90 anos, internada há 37 dias no HB. “Não é fácil passar pelo que estamos passando. Principalmente para mim, que tenho problemas de depressão. De repente, chega uma surpresa como essa, aqui no corredor, dá uma animada. Porque no dia a dia de uma internação hospitalar, a gente vive muitos problemas. Estou achando o momento maravilhoso!”, afirmou.




