Em mensagem extensa à Câmara, prefeito detalhou investimentos em segurança, prometeu 100% das escolas climatizadas e listou equipamentos que serão entregues ainda este ano

Foto: Betto Jr.
A abertura dos trabalhos legislativos de 2026 na Câmara Municipal de Salvador (CMS), realizada nesta segunda-feira (2), serviu de palco para o prefeito Bruno Reis (União Brasil) apresentar um detalhado plano de metas para o ano. Além do balanço de gestão, o chefe do Executivo anunciou a realização de um novo concurso público para a Guarda Civil Municipal (GCM) e projetou que 2026 poderá “entrar para a história de Salvador como o ano de maiores entregas da cidade”.
O discurso, marcado pela leitura da Mensagem do Executivo, enfatizou que o objetivo agora é “subir a régua”. Segundo o gestor, em 2025 foram realizadas 239 inaugurações e ordens de serviço em 112 bairros.
Segurança Pública: Concurso e Câmeras
Um dos pontos centrais foi a segurança. Bruno Reis confirmou o concurso para a Guarda Municipal ainda em 2026 e a implementação de câmeras corporais (body cams) nos agentes. As medidas integram o Plano Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (PMSPDS), enviado à Câmara no final de 2025 e que aguarda aprovação. O texto recebeu contribuições inclusive do governador de Goiás, Ronaldo Caiado.
“Agora em 2026 nós vamos realizar um novo concurso da Guarda Municipal. Vamos implantar as câmeras corporais. Todas essas iniciativas estão no plano. O fato da Câmara ainda não ter aprovado não está comprometendo as ações planejadas para este ano”, afirmou o prefeito.
Atualmente, a Guarda conta com 1.056 agentes. A prefeitura também instalou quase 2,5 mil câmeras em áreas públicas e está implementando 800 abrigos de ônibus com monitoramento, wi-fi e botão de emergência.
O prefeito destacou ainda a redução pela metade dos casos de feminicídio em Salvador entre 2023 e 2025, atribuindo o resultado a programas como a Casa da Mulher Brasileira, a Patrulha Guardiã Maria da Penha e o Botão Lilás. “Apesar do prefeito não comandar a Polícia Militar e a Polícia Civil, nós estamos com esse plano tentando dar a nossa contribuição”, pontuou.
Mobilidade e Infraestrutura
No transporte público, a meta é incorporar 700 ônibus com ar-condicionado e motor Euro 6 (menos poluentes) à frota.
Sobre as grandes intervenções urbanas, Bruno Reis estabeleceu prazos para projetos estruturantes, como o Teleférico do Subúrbio (4,3 km conectando Praia Grande ao metrô) e o novo Centro de Convenções no Centro Histórico. “Minha expectativa é até março colocar as licitações na rua, contratar as empresas e iniciar esse ano as obras”, disse.
O pacote de entregas para 2026 inclui ainda:
- Arena Multiuso (Boca do Rio);
- Centro de Controle de Operações (CCO);
- Hub do Subúrbio (Lobato);
- Casa de Espetáculos e Escola de Música Letieres Leite (Comércio);
- Reformas: Teatro Vila Velha e sede do Ilê Aiyê.
O gestor também citou o sucesso da nova orla de Pituaçu, onde, segundo ele, “em finais de semana, chegam a circular 100 mil pessoas naquele trecho e os faturamentos superam R$ 700 mil por mês”.
Novo Mané Dendê e Habitação
O projeto de requalificação no Subúrbio Ferroviário recebeu destaque especial. Após entregar 410 moradias e melhorias sanitárias, a previsão para 2026 é finalizar o programa com a entrega de um terminal de ônibus, mais 224 moradias, equipamentos sociais (CRAS, CAPS, Centro Comunitário) e uma Arena Aquática com piscina semiolímpica.
“Eu confesso a vocês: toda vez que vou ao Mané Dendê, eu me emociono. Onde antes milhares de moradores conviviam com alagamentos de esgotos entrando por suas casas, hoje vemos a maior mudança sócio-urbana-ambiental da cidade”, declarou Bruno Reis.
Novos projetos habitacionais também estão previstos para os bairros do Pilar, Corpo Santo, Pé Preto (Nordeste de Amaralina), Nova Constituinte, Alto do Capelão e Cassange.
Saúde e Educação
Na saúde, a principal entrega será a Maternidade e Hospital da Criança, no bairro da Federação, ainda neste semestre. Para dar suporte à rede, foi anunciada a contratação de 582 novos profissionais. O prefeito ressaltou que, em 2025, foram realizadas mais de 10.820 cirurgias e a equipe da Atenção Primária foi triplicada.
Na educação, a promessa é atingir 100% das salas de aula com ar-condicionado este ano, além de entregar 12 novas escolas de alto padrão. “Já entregamos 40 escolas de alto padrão. São unidades com creche, piscina, teatro, quadra coberta, salas climatizadas, laboratórios de ciências”, listou.
Economia e Social
Os dados econômicos apresentados na mensagem apontam Salvador como a terceira capital que mais gerou empregos formais no país em 2025, com saldo de 34.256 vagas (Caged), e o menor índice de desemprego da série histórica da PNAD. O programa “Treinar para Empregar” certificou mais de 80 mil pessoas.
Na assistência social, a rede de restaurantes populares será expandida. Hoje com 10 unidades servindo 5 mil refeições gratuitas/dia, a cidade ganhará mais cinco equipamentos. Também serão entregues seis novos CRAS em Narandiba, São Marcos, Parque São Cristóvão, Brotas, Paripe e Ilha Amarela.
Na área ambiental, o prefeito citou a redução de 30% nas emissões de gases de efeito estufa e o plantio de mais de 60 mil árvores. O programa Recicla Capital, segundo o balanço, já reciclou quase 5 mil toneladas de resíduos, gerando R$ 1,7 milhão em renda para catadores.



