
O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) divulgou nesta sexta-feira (23) o resultado preliminar da prova discursiva da segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CNU) 2025, etapa realizada em 7 de dezembro por candidatos habilitados após a fase objetiva. A lista de notas e o chamado espelho de correção, que mostra como cada item da prova foi avaliado, já podem ser consultados individualmente na área restrita do candidato no site da Fundação Getulio Vargas (FGV), banca examinadora do certame; as notas também foram publicadas em edição extra do Diário Oficial da União.
O espelho de correção digitalizado em PDF detalha a avaliação por critérios, como conteúdo, argumentação, clareza, organização do texto e domínio do tema, permitindo que os concorrentes verifiquem como cada item da prova discursiva foi pontuado. A prova discursiva foi aplicada apenas aos candidatos que atingiram a pontuação mínima necessária na primeira fase do CNU 2025, a prova objetiva.
Quem não concordar com as notas preliminares terá a oportunidade de apresentar pedido de revisão de correção entre 26 e 27 de janeiro, prazo previsto pelo edital do certame. Os recursos devem ser registrados na área do candidato, com login e senha da plataforma Gov.br. O resultado dos recursos e a publicação do resultado definitivo da prova discursiva estão previstos para 18 de fevereiro.
A segunda edição do CNU 2025, considerado o “Enem dos concursos públicos”, oferta 3.652 vagas distribuídas em 32 órgãos federais, com oportunidades para níveis superior e intermediário. Segundo o MGI, dos mais de 42 mil candidatos aprovados na primeira fase, cerca de 8,5 mil (aproximadamente 17%) não compareceram à prova discursiva.


