Abatimento oferecido pelo estado está entre os maiores do país; parcelamento em cinco vezes e cota única com 8% de redução também são opções

Foto: Divulgação
Os proprietários de veículos da Bahia têm até o dia 10 de fevereiro para aproveitar uma das condições mais vantajosas do país para a quitação do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de 2026. Quem optar pelo pagamento em cota única até esta data garante um desconto de 15%. As tabelas e condições detalhadas já podem ser consultadas no site da Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz-BA).
A redução oferecida pelo governo baiano coloca o estado no topo do ranking nacional de descontos, ao lado de Espírito Santo, Mato Grosso do Sul e Piauí, que também aplicam 15%. Apenas o Amapá oferece um índice maior, de 20%.
Outras opções de pagamento
Para quem não optar pela quitação antecipada em fevereiro, foi mantido o desconto de 8% para o pagamento da primeira cota do parcelamento. O vencimento dessa modalidade varia de acordo com o final da placa do veículo.
Já o parcelamento regular pode ser feito em até cinco vezes, com início previsto para março (para placas com finais 1 e 2). Para aderir a essa modalidade, o valor devido deve ser de, no mínimo, R$ 120,00. É importante ressaltar que o contribuinte não pode perder o prazo da primeira cota; caso isso ocorra, o direito ao parcelamento é cancelado.
Segundo Augusto Guenem, diretor de Arrecadação da Sefaz-BA, o objetivo é “apresentar opções que facilitem ao máximo o pagamento pelos contribuintes, permitindo um melhor planejamento para a quitação do imposto”.
Facilidades digitais e documento do veículo
O pagamento pode ser realizado via Pix em qualquer instituição bancária ou por meio da plataforma ba.gov.br, que permite o licenciamento integrado (IPVA, taxa de licenciamento e multas).
O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-BA) alerta que o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo Eletrônico (CRLV-e) não é mais enviado pelos correios. Após a quitação de todos os débitos (imposto, licenciamento e multas), o documento deve ser gerado digitalmente pelo cidadão, que pode imprimi-lo ou salvá-lo no celular.
Atualmente, a Bahia possui uma frota tributável de cerca de 2,7 milhões de veículos. O IPVA representa a segunda maior fonte de arrecadação do estado, sendo que 50% do valor recolhido é repassado ao município onde o veículo foi emplacado.


