
O resultado do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes de Medicina (Enamed 2025), divulgado nesta segunda-feira (19) pelo Ministério da Educação (MEC), revelou que 12 cursos de Medicina na Bahia ficaram abaixo da média. Entre 26 instituições avaliadas no estado, quase metade obteve conceito 2, o que os coloca na faixa considerada insatisfatória e sujeitos a sanções administrativas pelo governo federal.
No ranking de desempenho, 12 cursos receberam nota 2, o segundo menor conceito possível na escala que vai de 1 a 5. Entre as instituições com desempenho abaixo da média está a Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), em Teixeira de Freitas, única universidade pública da lista. Os demais cursos com conceito 2 pertencem a instituições privadas, distribuídas por diferentes regiões do estado, como Salvador, Lauro de Freitas, Barreiras, Juazeiro, Eunápolis, Jacobina, Irecê, Itabuna e Vitória da Conquista.
De acordo com o levantamento, figuram entre os cursos com pior desempenho o Centro Universitário Maurício de Nassau de Barreiras (UNINASSAU), o Centro Universitário Zarns, em Salvador, o Centro Universitário UNIME, em Lauro de Freitas, além de unidades das redes Estácio, Afya, AGES e Pitágoras.
Também aparece na lista divulgada pelo MEC o Centro Universitário Estácio de Salvador (Estácio Salvador), instituição privada com fins lucrativos localizada na capital baiana. Segundo o ministério, o curso integra o grupo nacional de graduações em Medicina que poderão sofrer sanções por desempenho insatisfatório, como redução de vagas, restrições ao acesso a programas federais, como o Fies, e suspensão de novos ingressos, caso não haja melhora nos indicadores ou aprovação de planos de reestruturação acadêmica.
No extremo oposto da avaliação, quatro cursos baianos alcançaram conceito 5, o nível máximo do Enamed, entre eles os da Universidade Federal da Bahia (UFBA), em Vitória da Conquista, e da Fundação Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), no campus de Paulo Afonso. Outros sete cursos obtiveram conceito 4, considerado bom, e três ficaram com conceito 3, faixa intermediária.
O MEC informou que os cursos com conceitos 1 e 2 passarão por processos de supervisão, que incluem a exigência de planos de melhoria, acompanhamento pedagógico e, em casos mais graves, a suspensão da oferta de novas vagas. As medidas têm como objetivo assegurar padrões mínimos de qualidade na formação médica e alinhar os cursos às necessidades do Sistema Único de Saúde (SUS).
O Enamed é uma avaliação específica para cursos de Medicina e também pode ser utilizado como critério em processos seletivos de residência médica. Para o ministério, os resultados servem como instrumento de regulação e de correção de desigualdades regionais na formação de profissionais da saúde.
Confira o ranking dos cursos de Medicina na Bahia de acordo com o conceito alcançando no Enamed:
Conceito 2 (desempenho abaixo da média)
- Centro Universitário Maurício de Nassau de Barreiras (UNINASSAU) – Barreiras
- Centro Universitário Zarns – Salvador (ZARNS) – Salvador
- Centro Universitário UNIME – Lauro de Freitas
- Faculdades Integradas do Extremo Sul da Bahia (UNESULBAHIA) – Eunápolis
- Afya Faculdade de Ciências Médicas de Vitória da Conquista – Vitória da Conquista
- Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) – Teixeira de Freitas
- Faculdade Pitágoras de Medicina de Eunápolis – Eunápolis
- Faculdade Estácio de Alagoinhas – Alagoinhas
- Afya Faculdade de Ciências Médicas de Itabuna – Itabuna
- Faculdade AGES de Medicina – Jacobina
- Faculdade Estácio de Juazeiro – Juazeiro
- Faculdade AGES de Medicina de Irecê – Irecê
Conceito 3 (desempenho intermediário)
- Universidade Salvador (UNIFACS) – Salvador
- Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) – Santo Antônio de Jesus
- Afya Faculdade de Ciências Médicas de Guanambi – Guanambi
Conceito 4 (bom desempenho)
- Universidade do Estado da Bahia (UNEB) – Salvador
- Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública (EBMSP) – Salvador
- Universidade Federal da Bahia (UFBA) – Salvador
- Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) – Feira de Santana
- Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) – Jequié
- Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB) – Barreiras
- Centro Universitário FG (UNIFG) – Guanambi
Conceito 5 (excelência)
- Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) – Ilhéus
- Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) – Vitória da Conquista
- Universidade Federal da Bahia (UFBA) – Vitória da Conquista
- Fundação Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) – Paulo Afonso


