
O Ministério da Cultura (MinC) esclareceu em nota divulgada neste domingo (18) que a plataforma de streaming pública gratuita “Tela Brasil” ainda não está disponível ao público e segue em fase final de testes. Ao contrário de algumas informações que circulam, o serviço ainda não foi oficialmente lançado.
Segundo o ministério, tanto a plataforma quanto os aplicativos para Android e iOS têm previsão de lançamento no primeiro trimestre de 2026.
O MinC destacou que a Tela Brasil será uma importante iniciativa da política cultural do governo federal para o setor audiovisual, reunindo centenas de títulos brasileiros e ampliando, de forma inédita, o acesso da população às produções nacionais.
Ainda de acordo com a nota, a expectativa positiva em torno da plataforma reflete o interesse da sociedade brasileira pelo acesso à sua própria cultura, mas que as informações oficiais sobre o lançamento serão divulgadas pelos canais institucionais do Ministério da Cultura em breve.
Leia a nota na íntegra:
O Ministério da Cultura (MinC) informa que a plataforma gratuita de streaming Tela Brasil ainda não foi lançada. Não procede a informação que vem sendo divulgada de que o serviço já estaria disponível. A plataforma e seus aplicativos (versões Android e IOS) encontram-se em fase final de testes, com lançamento previsto para o primeiro trimestre de 2026.
A Tela Brasil será uma importante entrega da política cultural do Governo do Brasil para o audiovisual, reunindo centenas de títulos brasileiros e ampliando de forma inédita o acesso da população às produções nacionais.
A iniciativa de difusão do audiovisual representa um avanço estratégico para a valorização da cultura brasileira, o fortalecimento do setor e a democratização do acesso às obras produzidas no país.
As repercussões positivas e celebradas sobre o lançamento da plataforma de streaming pública demonstram o orgulho e o desejo da sociedade brasileira de acessar sua Cultura. Porém, as informações oficiais sobre o lançamento serão divulgadas em breve pelos canais institucionais do Ministério da Cultura.


