Programação do Verão das Artes, da Funceb, apresenta os espetáculos “Menino Rei” e “Maria Minhoca” em duas tardes de domingo no Largo Pedro Archanjo.

Foto: Divulgação
O Pelourinho se transforma em um grande palco para a criançada em duas tardes de domingo, com a programação infantil do projeto Verão das Artes. Com entrada gratuita, o evento, realizado pela Funceb, é uma excelente opção para as famílias aproveitarem as férias escolares com peças que misturam diversão, aprendizado e reflexão. As apresentações acontecem no Largo Pedro Archanjo, sempre às 16h30.
Os espetáculos abordam temas como diversidade cultural, mitologia afro-brasileira, autonomia e autoestima, utilizando linguagens que dialogam diretamente com o universo infantil.
“Menino Rei”: A potência da mitologia afro-brasileira
Neste domingo, 18 de janeiro, a peça “Menino Rei” promete encantar o público ao apresentar a complexidade dos orixás de forma lúdica, focando na história de Nanã e Omolu. Com direção criativa de Matheus Ambrozi, o espetáculo utiliza a dança e o teatro para falar sobre pertencimento, identidade e a beleza da diversidade.
“Aproximar o público infantil da cultura afro-brasileira é um desafio educacional que vem sendo desmistificado com a afirmação da lei 11.645/08”, diz o diretor, ressaltando como a legislação impulsionou a produção de artes e materiais didáticos com temática negra e indígena para a infância. “Conceber uma obra para a infância é falar de nós, da nossa ancestralidade e do que a cultura local nos imprime ao estar em Salvador, no maior estado negro para além da diáspora africana”, completa Ambrozi.
“Maria Minhoca”: O clássico no universo dos palhaços
Já no dia 1º de fevereiro, é a vez da Cia Cuca de Teatro apresentar “Maria Minhoca”, um espetáculo que há 27 anos encanta plateias com sua linguagem circense. Baseada na obra de Maria Clara Machado, a peça conta a divertida história do amor impossível entre Chiquinho Colibri e Maria Minhoca, que seu pai planeja casar com o ambicioso Capitão Quartel.
Elizete Desteffani-Motté, atriz e produtora da companhia, explica que a ótica dos palhaços torna temas complexos mais leves e acessíveis. “Uma criança que assiste a ‘Maria Minhoca’ consegue se identificar, torce pelo personagem. Valeu muito a pena trazer essa linguagem para temas considerados adultos, porque no mundo da criança tudo é de mais fácil resolução, assim como é para o palhaço”, afirma.
Ambos os artistas destacam a importância da iniciativa do Governo do Estado. “É fundamental que as atrações para a infância estejam em todos os grandes eventos”, finaliza Elizete.
Serviço
- O quê: Programação Infantil do Verão das Artes
- Quando:
- 18 de janeiro (domingo), às 16h30: Espetáculo “Menino Rei”
- 1º de fevereiro (domingo), às 16h30: Espetáculo “Maria Minhoca”
- Onde: Largo Pedro Archanjo, Pelourinho
- Quanto: Gratuito


