...

Portal UMBU

Prefeitura de Salvador anuncia restaurantes e transporte gratuito para ambulantes no Carnaval

Medidas, testadas com sucesso no Festival Virada, serão implementadas de forma permanente nos circuitos da folia, visando a promoção do trabalho decente para os informais.

Foto: Jefferson Peixoto

A Prefeitura de Salvador vai garantir restaurantes populares e transporte gratuito para os ambulantes que trabalharão no Carnaval de 2026. O anúncio foi feito pelo prefeito Bruno Reis (União Brasil) consolidando medidas que já estão sendo testadas no Festival Virada Salvador.

A confirmação aconteceu durante uma visita ao Restaurante Popular exclusivo para os ambulantes, montado na Vila de Serviços da Arena O Canto da Cidade. Segundo Bruno Reis, a experiência no festival funciona como um laboratório para políticas públicas que serão expandidas para a festa de rua, reforçando o compromisso da gestão com a promoção do trabalho decente.

“Nós assumimos o compromisso com o trabalho decente no Carnaval, firmamos um pacto e resolvemos antecipar esses compromissos já aqui no Festival da Virada, que funciona como um teste. Está dando tudo certo. Vamos implementar o restaurante popular tanto no circuito do Campo Grande quanto no circuito Barra-Ondina, garantir transporte gratuito durante praticamente os dez dias de Carnaval, além de outras ações, como locais para banho, recarga de maquininha para Pix e todo o apoio aos catadores, para que possam trabalhar com dignidade”, afirmou o prefeito.

A vice-prefeita Ana Paula Matos destacou que o cuidado com os trabalhadores é uma prioridade. “Esse trabalho é fundamental. É a oportunidade de cuidar dos ambulantes e permitir que eles atuem com mais tranquilidade. Pensamos em várias estratégias, como a passagem de ônibus, para que não precisem dormir no local de trabalho, além da alimentação, que traz ainda mais segurança”, ressaltou.

A iniciativa foi celebrada pelos trabalhadores. A ambulante Maria Bárbara Sousa Mendes elogiou a proximidade da gestão. “O prefeito é miserável, rapaz, miserável de bom, não de ruim. É um prefeito moleque, prefeito favela, chega junto com a gente, não tem caô. Oxe, mil graus: banho, guardando meu balão, passagem de ônibus 0800. Só o prefeito mesmo pra fazer isso; o resto é fake news”, disse.

Cuidado estendido às crianças

Durante a agenda, o prefeito também visitou as instalações do Salvador Acolhe, projeto que oferece cuidado e proteção aos filhos de ambulantes e catadores de materiais recicláveis. O espaço funciona 24 horas por dia durante o evento, com equipe multidisciplinar, berçário, alimentação e atividades educativas.

A secretária de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ), Fernanda Lordêlo, falou sobre a tranquilidade da operação. “As crianças ficaram muito felizes com a visita do prefeito, da vice-prefeita e da primeira-dama. Elas se sentem valorizadas com esse cuidado. Estamos vivendo um ano de muita tranquilidade no Salvador Acolhe, sem intercorrências. Atualmente, temos 67 crianças acolhidas e ainda dispomos de vagas para atender mais famílias”, afirmou.

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

POSTS RELACIONADOS

plugins premium WordPress
Ir para o conteúdo