...

Portal UMBU

Que calor é esse? Bahia está entre as três cidades mais quentes do país

A Bahia vive dias de calor extremo e entrou de vez no mapa das temperaturas mais altas do país. Dados divulgados pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) apontam que três cidades baianas registraram temperaturas superiores a 38 °C, figurando entre os municípios mais quentes do Brasil neste fim de semana.

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

Segundo o levantamento nacional, Ibotirama, Euclides da Cunha e Curaçá, no interior do estado, estiveram entre os recordistas de calor. Ibotirama liderou o trio baiano com 38,2 °C, seguido por Euclides da Cunha com 38,1 °C e Curaçá com 38,0 °C todos registros coletados no último domingo (29).

No ranking geral das cidades mais quentes do país, os municípios baianos aparecem lado a lado com localidades de outras regiões que também enfrentam calor intenso. A lista é encabeçada por Três Rios (RJ), que registrou 39,1 °C, seguido por Caicó (RN) com 38,8 °C e Alegre (ES) com 38,5 °C.

Clima e contexto: o que está por trás das altas temperaturas?

Especialistas atribuem as altas temperaturas à combinação de massas de ar quente e seco que predominam sobre grande parte do interior do país neste período do verão. Essa configuração climática reduz a umidade do ar e favorece a elevação dos termômetros, especialmente em regiões mais afastadas do litoral.

Embora não haja um alerta nacional de onda de calor em vigor como em algumas frentes anteriores, o Brasil tem enfrentado uma sequência de dias com máximas acima da média histórica para a estação, o que reforça a sensação de calor forte e prolongado em diversos estados. archive.ph

Riscos e recomendações para a população

O calor intenso representa riscos à saúde, principalmente para grupos mais vulneráveis, como crianças, idosos e pessoas com doenças crônicas. O Ministério da Saúde e os serviços locais de saúde recomendam medidas simples, porém essenciais:

Manter hidratação constante com água ou bebidas isotônicas;

Evitar exposição ao sol entre as 10h e 16h;

Usar roupas leves e proteger a cabeça e a pele com chapéus e protetor solar;

Ficar atento aos sinais de exaustão pelo calor, como tontura, cansaço excessivo e náuseas. archive.ph

Impactos no cotidiano

Além do desconforto térmico, o calor excessivo pode afetar o consumo de energia especialmente pelo aumento no uso de ventiladores e aparelhos de ar-condicionado e influenciar na rotina de trabalho ao ar livre. Agricultores e trabalhadores rurais, por exemplo, são particularmente impactados pelo calor extremo, o que exige atenção redobrada aos cuidados durante as atividades diárias.

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

POSTS RELACIONADOS

plugins premium WordPress
Ir para o conteúdo