Com nova entrega de casas reformadas, programa alcança a marca de 400 lares beneficiados na localidade e celebra uma década de atuação em Salvador.

Foto: Betto Jr.
Cem famílias do Alto do Cabrito receberam um presente de Natal antecipado nesta semana: suas casas totalmente reformadas pelo programa Morar Melhor. Com esta nova etapa, a iniciativa da Prefeitura de Salvador alcança a marca de 400 residências beneficiadas na localidade, promovendo mais dignidade e segurança para os moradores.
Esta foi a segunda vez que o bairro recebeu as ações do programa, que foca na melhoria de condições habitacionais em áreas de vulnerabilidade social. As intervenções estruturais e sanitárias corrigiram problemas como infiltrações, telhados danificados e instalações elétricas precárias, garantindo mais conforto para as famílias.
O prefeito Bruno Reis esteve presente na entrega e destacou a expansão do programa, que completa uma década em 2025. “Estamos aqui fazendo a entrega da 41ª poligonal do Morar Melhor neste ano. Isso significa que já entregamos pelo menos 4,5 mil casas reformadas de janeiro até agora. Visitamos 34 bairros, alguns deles contemplados duas ou até três vezes, sempre com o objetivo de mudar e transformar a vida das pessoas”, afirmou.
Para o prefeito, o impacto da iniciativa transcende a reforma física. “Sem sombra de dúvidas, o Natal dessas 100 famílias será muito mais feliz e abençoado aqui na comunidade. O Morar Melhor permitiu essa transformação, fazendo com que todas elas continuem vivendo no próprio bairro, preservando seus costumes, suas histórias e seus vínculos”, completou.
A manicure Gleide Bacelar dos Santos, de 44 anos, foi uma das beneficiadas. Nascida e criada no Alto do Cabrito e mãe de duas filhas, ela relembrou as décadas de convivência com goteiras e infiltrações. “Quando chovia, eu tinha que espalhar pela casa baldes e plásticos para impedir danos aos móveis. A telha era toda rachada, a água escorria pelas paredes e até a porta e as janelas estavam danificadas. Era uma situação muito difícil”, contou.
A casa de Gleide passou por uma transformação completa, com ampliação de cômodos, troca de telhado e portas, além de nova instalação elétrica e pintura. “Moro aqui há 30 anos e nunca tive condições de fazer uma reforma desse porte. Hoje é outra realidade. Minha vida melhorou muito. É difícil até explicar, porque é muita emoção”, celebrou.
Como funciona o programa
Coordenado pela Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra), o Morar Melhor visa resgatar a cidadania e a autoestima da população. Desde sua criação, em outubro de 2015, o programa já beneficiou mais de 60 mil famílias em mais de 300 localidades de Salvador. A seleção das áreas atendidas considera dados de precariedade do IBGE, o número de domicílios sem revestimento, famílias abaixo da linha da pobreza e lares chefiados por mulheres.


