Estado registrou aumento de mais de 50% na chegada de estrangeiros em 2025, impulsionado por novos voos diretos e ações de promoção do destino no exterior.

A Bahia encerra 2025 com um recorde na chegada de turistas internacionais, consolidando o resultado de uma forte estratégia de ampliação da malha aérea e promoção do destino nos principais mercados globais. De janeiro a novembro, o estado recebeu 187,9 mil estrangeiros, um crescimento de mais de 50% em comparação ao mesmo período de 2024. O desempenho é superior à média do Nordeste (42,1%) e do Brasil (40,6%).
Com voos diretos partindo de cidades como Buenos Aires, Lisboa, Madri e Paris, a Bahia atraiu 43,7% de todos os visitantes estrangeiros que buscaram o Nordeste. Segundo dados da Embratur e da Polícia Federal, os argentinos continuam liderando a preferência, representando 43,6% do total, seguidos por portugueses (10,6%), uruguaios (8,9%) e franceses (8%).
O trabalho de expansão de rotas, conduzido pela Secretaria de Turismo (Setur-BA) em parceria com companhias aéreas, continua a dar frutos. Nesta quarta-feira (17), a Flybondi inicia voos de Buenos Aires para Salvador, e em janeiro de 2026, a Copa Airlines retoma a rota da Cidade do Panamá, conectando a Bahia a mais de 80 destinos nas Américas.
Para o secretário de Turismo, Maurício Bacelar, o cenário para o próximo ano é de ainda mais crescimento. “Se 2025 foi o ano do recorde, 2026 irá começar com tendência de continuidade do crescimento na vinda de estrangeiros para a Bahia. Assim como o voo de Paris foi um marco, abrindo conexões com 180 destinos da Europa, Ásia e África, a linha da Cidade do Panamá também terá grande impacto, aproximando o estado de mercados importantes das Américas. E o reforço da ligação com a Argentina, o maior polo emissor de turistas internacionais para destinos baianos, é mais um avanço importante”, pontuou.
Bacelar também destacou o pioneirismo do estado em sustentabilidade como um diferencial competitivo. “Os estrangeiros buscam a diversidade de atrativos baianos, mas também estão acompanhando as notícias sobre o nosso compromisso com a proteção ao meio ambiente. Temos o Aeroporto de Salvador como o primeiro do Brasil a usar o Combustível Sustentável de Aviação (SAF), o que coloca a Bahia em posição de vanguarda na descarbonização no turismo, funcionando como mais um atrativo para os viajantes em sintonia com as questões ambientais”, ressaltou.


