Homenagens acontecem na Igreja Nossa Senhora do Pilar e Santa Luzia, localizada no bairro do Comércio

A festa de Santa Luzia, conhecida como protetora da visão e padroeira dos oftalmologistas, acontece neste sábado (13), em Salvador. A celebração é realizada na Igreja Nossa Senhora do Pilar e Santa Luzia, localizada no bairro do Comércio.
A programação conta com missas às 6h, 8h e 10h — esta última seguida da procissão pelas ruas da capital baiana, saindo e retornando para a Igreja. À tarde, a programação será encerrada com a Santa Missa, às 15h.
Santa Luzia nasceu no final do século III, em Siracusa, na Itália. Proveniente de uma família cristã, ficou conhecida pela firme decisão de consagrar sua vida inteiramente a Deus e servir aos pobres. Durante a perseguição aos cristãos no Império Romano, ela não renunciou à fé, mesmo diante de ameaças, torturas e do martírio.
O nome dela significa “luz”, e, ao longo dos séculos, a santa passou a ser invocada como protetora dos olhos e da visão, tanto pela etimologia de seu nome quanto por tradições populares relacionadas à sua defesa da fé diante das trevas espirituais.
Santa Luzia é representada carregando uma palma — símbolo do martírio — e, muitas vezes, um prato com olhos, que recorda sua intercessão por aqueles que pedem cura e luz.
Serviço
Festa de Santa Luzia, protetora da visão e padroeira dos oftalmologistas
Quando: sábado (13)
Onde: Igreja Nossa Senhora do Pilar e Santa Luzia, no bairro do Comércio, em Salvador


