4ª Assembleia Geral da ABEPH reúne em Salvador representantes dos principais portos do país para troca de experiências e discussão de uma agenda comum de infraestrutura.

Foto: Divulgação
Salvador está sediando, desde a manhã desta quarta-feira (10), a 4ª Assembleia Geral Itinerante 2025 da Associação Brasileira das Entidades Portuárias e Hidroviárias (ABEPH). O encontro, realizado na sede da Companhia das Docas do Estado da Bahia (CODEBA), tem como foco principal a discussão sobre a importância do trabalho integrado entre os portos para o desenvolvimento do Brasil.
O evento reúne representantes das autoridades portuárias de todo o país, além de empresas e especialistas do setor.
A abertura foi conduzida pelo presidente da CODEBA, Antonio Gobbo, que ressaltou a relevância do encontro para o avanço da infraestrutura nacional. “Essa oportunidade que a ABEPH oferece com essas assembleias itinerantes, onde conhecemos o que vem sendo feito de ponta nos portos, é determinante para que nós consigamos atingir nossa agenda comum de Infraestrutura”, destacou.
A programação contou com a palestra “Amazônia Azul: Governança e Estratégia de Desenvolvimento”, ministrada pelo Almirante de Esquadra Ilques Barbosa. Ele definiu o sistema portuário como um pré-requisito para o crescimento do país. “O sistema portuário brasileiro é pré-requisito para o desenvolvimento nacional. A Amazônia Azul é realmente muito rica. Mas uma das partes desta riqueza é o transporte marítimo”, afirmou.
Gilmara Temóteo, Diretora Executiva da ABEPH, celebrou a realização do encontro na Bahia. “Esta é uma agenda muito importante, que reúne todas as Autoridades Portuárias em um porto que é emblemático para o setor nacional e internacional, e nós estamos felizes com essa oportunidade de compartilhar experiência”, frisou.
O evento conta com a participação de representantes dos portos de Imbituba, Itajaí, PortosRio, Recife, Santos, CDC e Portos do Paraná. A programação continua nesta quinta-feira (11) com visitas técnicas aos terminais de granéis do Porto de Aratu-Candeias.


