
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou nesta segunda-feira (16) que aproximadamente 70% dos mais de 4,81 milhões de inscritos confirmados no Enem 2025 compareceram aos dois domingos de provas, realizados nos dias 9 e 16 de novembro.
No primeiro domingo do exame, a taxa de abstenção ficou em cerca de 27%, segundo os dados preliminares apresentados pelo Inep. Em entrevista coletiva, o ministro da Educação, Camilo Santana, afirmou que o índice de participação nos dois dias é semelhante ao de edições anteriores do exame.
O balanço divulgado até agora é preliminar. As estatísticas definitivas devem sair junto com o resultado final do Enem, previsto para janeiro de 2026. Santana também anunciou que o gabarito oficial do segundo dia de provas será publicado no dia 20 de novembro.
Uma novidade anunciada para 2026 é que o Enem passará a ser usado como instrumento de avaliação do ensino médio. Segundo o ministro, a mudança visa tornar a avaliação mais representativa do desempenho real dos estudantes.
O presidente do Inep, Manuel Palacios, reforçou que já foram feitos estudos e definidas as premissas para que o exame sirva como essa nova forma de avaliação a partir do próximo ano.
No segundo dia, os participantes resolveram questões de Matemática e Ciências da Natureza (Física, Química e Biologia). Além disso, a edição deste ano adotou pela primeira vez a metodologia testlet, que agrupa itens em torno de um mesmo texto para avaliar o letramento dos candidatos.


