Projeto financiado pelo BNDES e Fundo da Marinha Mercante visa modernizar terminal e fortalecer a logística do Nordeste.

Foto: Vosmar Rosa/MPor
O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou um financiamento de R$848 milhões, com recursos do Fundo da Marinha Mercante (FMM), para a ampliação e modernização do terminal de contêineres do Porto de Salvador. O terminal é operado pela Tecon Salvador.
Este investimento estratégico dobrará a capacidade de movimentação do terminal, que passará dos atuais 553 mil para mais de 1 milhão de TEUs (unidade equivalente a um contêiner) por ano. Além disso, a eficiência operacional no cais será significativamente ampliada, com a velocidade de operação subindo de 70 para mais de 100 contêineres por hora.
A modernização posiciona o Porto de Salvador como um dos principais terminais da região Nordeste, prometendo um impacto direto na criação de empregos e no fortalecimento do comércio exterior brasileiro. Conforme declarado pelo presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, o projeto tem como objetivo reduzir gargalos logísticos e ampliar a competitividade das exportações nacionais.
Este empreendimento alinha-se à política do governo federal para a modernização da infraestrutura portuária nacional, sob a coordenação do Ministério de Portos e Aeroportos.


