...

Portal UMBU

Clara Charf, militante histórica e companheira de Marighella, morre aos 100 anos

Foto: Reprodução

A militante histórica da esquerda brasileira Clara Charf faleceu na segunda-feira (3), aos 100 anos de idade. Nascida em 17 de julho de 1925, em Maceió (AL), Clara era filha mais velha de pais judeus russos que fugiram das perseguições na Europa. Ainda jovem, mudou-se para o Rio de Janeiro, onde iniciou sua trajetória política ao se filiar ao Partido Comunista Brasileiro (PCB), em 1946. Foi nesse período que conheceu Carlos Marighella, com quem casou em 1947.

Durante o regime militar, Clara entrou na clandestinidade e enfrentou períodos de perseguição e prisão, sendo uma das primeiras mulheres do país a ter seus direitos políticos cassados pela ditadura militar.. Após o assassinato de Marighella em 1969, foi obrigada a se exilar em Cuba, onde permaneceu por cerca de dez anos. Retornou ao Brasil após a Lei da Anistia, em 1979, e passou a atuar na reorganização da esquerda brasileira.

De volta ao país, participou da fundação do Partido dos Trabalhadores (PT) e dedicou-se à luta pelos direitos das mulheres, pela paz e pela justiça social. Em 2005, coordenou o movimento Mil Mulheres pela Paz, que mobilizou lideranças femininas em defesa da igualdade e da cultura de paz.

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

POSTS RELACIONADOS

plugins premium WordPress
Ir para o conteúdo