
O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, afirmou nesta terça-feira (28) que não recebeu qualquer solicitação do governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), relacionada à megaoperação realizada nos complexos do Alemão e da Penha.
“Não recebi nenhum pedido do governador do Rio de Janeiro, enquanto ministro da Justiça e Segurança Pública, para esta operação, nem ontem, nem hoje, absolutamente nada”, disse o ministro em passagem pela Assembleia Legislativa do Ceará, onde ele está para receber o título de Cidadão Cearense. O ministro destacou que o “a responsabilidade constitucional pela segurança pública nos estados é das autoridades locais, é do governador”.
Em nota, o Ministério da Justiça informou que todas as demandas de apoio da Força Nacional de Segurança Pública apresentadas pelo governo fluminense desde outubro de 2023 foram atendidas. Segundo a pasta, não há registro de novos pedidos de blindados ou de reforço para a ação que ocorreu nesta semana.
A declaração foi feita após Cláudio Castro afirmar que o governo federal teria negado três pedidos de auxílio ao estado, entre eles, o envio de veículos blindados e agentes para operações contra o tráfico de drogas.
A megaoperação lançada contra o Comando Vermelho (CV) resultou em pelo menos 64 mortos, 81 presos e mobilizou cerca de 2,5 mil agentes de segurança pública, segundo informações das autoridades locais. Esta é a operação mais letal da história do estado, segundo números confirmados pelo Palácio Guanabara.



