
O projeto Novos Caminhos abre suas inscrições para artistas mulheres, pessoas LGBTQIAPN+, indígenas, quilombolas e afrodescendentes em início de carreira, residentes em Salvador. A iniciativa promove residência artística intensiva e exposição coletiva, fortalecendo trajetórias diversas e fomentando a criação colaborativa e a visibilidade de artistas na Bahia.
>> Leia o edital clicando aqui
Dividido em duas etapas, o projeto oferece oficinas teóricas e práticas, mentorias individuais e coletivas, além da apresentação das obras produzidas em uma exposição coletiva que acontecerá entre março e maio de 2026, com curadoria do Coletivo ARLA (Artistas Latinoamericanes).
Inscrições: A partir de 27 de outubro de 2025, até 18 de novembro de 2025, ou até o limite de 40 inscrições.
Como participar: Preenchendo o formulário online disponível no Instagram da ARLA ou no site da ARLA, incluindo informações pessoais, portfólio e proposta artística.
O que o projeto oferece às pessoas selecionadas:
- Seleção de 8 artistas para participação na residência
e exposição; - Bolsa de participação de R$ 1.000,00, paga em duas parcelas;
- Incentivo financeiro de R$ 270,00 para produção das obras,
pago em duas parcelas; - Apoio técnico, artístico e curatorial durante a residência;
O projeto Novos Caminhos é realizado pelo Coletivo ARLA, com foco em artistas mulheres, pessoas LGBTQIAPN+, indígenas, quilombolas e afrodescendentes, promovendo formação, redes colaborativas e visibilidade para a arte contemporânea.
A iniciativa foi contemplada nos editais da Política Nacional Aldir Blanc Bahia e tem apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria de Cultura do Estado via PNAB, direcionada pelo Ministério da Cultura do Governo Federal.


