
A capital baiana se transforma, nesta segunda-feira (27), no principal ponto de articulação das políticas culturais do país. Secretários municipais de Cultura, representantes do Ministério da Cultura e instituições parceiras participam do Encontro Nacional de Gestores Municipais de Cultura, que acontece na Casa das Histórias, no Comércio. A programação segue até terça-feira (28) e traz debates sobre cooperação federativa, inovação e governança cultural.
A cerimônia de abertura está marcada para as 9h30, com a presença da vice-prefeita e titular da Secretaria de Cultura e Turismo (Secult), Ana Paula Matos; de Eliane Parreiras, presidente do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes de Cultura e secretária de Cultura de Belo Horizonte; do presidente da Fundação Gregório de Mattos, Fernando Guerreiro; além de representantes do Ministério da Cultura e de instituições como a Fundação Itaú.
Logo após, às 10h, Ana Paula Matos apresenta o “Salvador Criativa”, programa estratégico da gestão municipal que estimula a economia criativa e valoriza o patrimônio cultural da cidade. A iniciativa se estrutura em três eixos: Fomento à Cultura, Celebração e Ações de Mercado. O foco é ampliar oportunidades, fortalecer cadeias produtivas e promover sustentabilidade no setor.
O evento também promoverá, ao longo do dia, duas sessões de diálogo direto entre o Ministério da Cultura e os municípios, das 10h30 às 12h30 e das 14h30 às 18h, incentivando a criação de pactuações e agendas conjuntas. À noite, a programação inclui apresentações artísticas seguidas de um jantar que celebra a diversidade cultural soteropolitana.
As atividades foram abertas no fim de semana, com o Festival Salvador Cidade da Música, realizado na Praça Maria Felipa. Para terça-feira (28), estão previstos painéis sobre indicadores culturais, a atuação da Rede Brasileira de Cidades Criativas da Unesco e a Assembleia Geral do Fórum Nacional de Secretários de Cultura.
Ao sediar o encontro, Salvador reafirma seu protagonismo em políticas culturais e sua vocação para a inovação no campo da economia criativa, fortalecendo laços entre municípios e o governo federal em prol do desenvolvimento cultural do país.


