...

Portal UMBU

Lançamento do Livro “A Noite do Teatro Baiano” celebrou a riqueza do Teatro Baiano

30 anos de história e memórias cênicas do Prêmio Bahia Aplaude

Foto: Enzo Angelo/@enzoka.rev

O Museu de Arte da Bahia recebeu na noite desta segunda-feira (20/11), o lançamento do livro “A Noite do Teatro Baiano: 2ª Edição Revista e Ampliada”, do jornalista e autor Marcos Uzel. O cenário teatral baiano ganhou destaque e mergulhou nos bastidores da história e da arte teatral, com a obra apresentada ao público em uma noite de autógrafos, que marcou mais um importante momento na trajetória literária do autor.

A mais recente obra de Marcos Uzel se tornou referência pelo incentivo e reconhecimento às artes cênicas da Bahia, representando um registro histórico da cena teatral baiana, reunindo 30 anos de histórias, artistas e espetáculos que ajudaram a construir a identidade cultural do estado. O encontro foi um momento de celebração que homenageou os artistas, produtores e instituições que fizeram parte dessa trajetória.

Com esta edição revista e ampliada, Marcos Uzel aprofundou seu olhar sobre o teatro produzido entre 1993 e 2025, destacando o papel do Bahia Aplaude como um dos mais importantes prêmios de estímulo e preservação da memória do teatro no Brasil.

Na noite de lançamento, Uzel expressou sua gratidão e emoção. “Foi uma noite emocionante. Artistas de diferentes gerações celebraram comigo a beleza das memórias do nosso teatro, numa comemoração calorosa e cheia de afetos. Foi lindo”, declarou.

O lançamento do livro foi uma iniciativa do Festival Teatro da Bahia, realizado pela Polo Cultural, com coordenação da Aplaude Produções e parceria da Caderno 2 Produções e do Museu de Arte da Bahia. O projeto contou com patrocínio da Braskem e do Governo do Estado da Bahia, por meio do Programa Fazcultura, da Secretaria de Cultura e da Secretaria da Fazenda.

O diretor do Polo Cultural, Luan Peres, comemorou a realização da obra, em parceria com a Caderno Dois Produções e a Aplaude Produções, ressaltando o empenho coletivo em fortalecer a cultura teatral baiana. “Temos nos dedicado a valorizar a identidade cultural da Bahia e o trabalho dos nossos artistas. É uma honra compartilhar este projeto com parceiros que acreditam no mesmo propósito de preservar e celebrar a história do teatro baiano”, destacou.

Ele acrescentou ainda que o Teatro da Bahia, projeto idealizado com o propósito de difundir e enaltecer a cena teatral baiana, tem como missão valorizar os artistas, grupos e histórias que constroem o teatro do nosso estado. Segundo ele, realizar este livro foi uma honra e um marco importante para o projeto, reforçando o compromisso contínuo com a promoção e o registro da memória teatral da Bahia.

Sobre o autor

Autor consagrado, Marcos Uzel é jornalista, escritor e pesquisador, com vasta trajetória na crítica teatral baiana desde 1994 — ano da primeira cerimônia do Troféu Bahia Aplaude, hoje considerado patrimônio cultural da Bahia. Entre suas obras estão “Nilda”, “Teatro na Bahia: 80 Críticas” e “Guerreiras do Cabaré”, que reafirmam sua dedicação à documentação e valorização das artes cênicas do estado.

O livro “A Noite do Teatro Baiano: 30 anos” possui uma tiragem impressa limitada, destinada a artistas, instituições e personalidades que contribuíram com essa história. A versão digital da publicação está disponível para o público no site do Teatro da Bahia.

Sobre a Braskem

Orientada para as pessoas e para a sustentabilidade, a Braskem está engajada em contribuir com a cadeia de valor para o fortalecimento da Economia Circular. Os mais de oito mil Integrantes da petroquímica dedicam-se diariamente a melhorar a vida das pessoas por meio de soluções sustentáveis da química e do plástico. A Braskem possui DNA inovador e um completo portfólio de resinas plásticas e produtos químicos para diversos segmentos, como embalagens alimentícias, construção civil, industrial, automotivo, agronegócio, saúde e higiene, entre outros. Com 40 unidades industriais no Brasil, EUA, México e Alemanha, a companhia exporta seus produtos para Clientes em mais de 70 países.

Sobre o Fazcultura

Parceria entre a Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) e a Secretaria da Fazenda (Sefaz), o mecanismo integra o Sistema Estadual de Fomento à Cultura, composto também pelo Fundo de Cultura da Bahia – FCBA, CrediFácil Bahia (em parceria com a Desenbahia) além das linhas especiais de apoio, como os Pontos de Cultura e o Carnaval Ouro Negro. O objetivo é promover ações de patrocínio cultural por meio de renúncia fiscal, contribuindo para estimular o desenvolvimento cultural da Bahia, ao tempo em que possibilita às empresas patrocinadoras associar sua imagem diretamente às ações culturais que considerem mais adequadas, levando em consideração que esse tipo de patrocínio conta atualmente com um expressivo apoio da opinião pública.

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

POSTS RELACIONADOS

plugins premium WordPress
Ir para o conteúdo