
A Bahia registrou, nesta sexta-feira (3), o primeiro caso suspeito de intoxicação por metanol no estado em meio ao surto que teve início nesta semana. A ocorrência foi em Feira de Santana, com um paciente que deu entrada na UPA da Queimadinha e evoluiu a óbito na madrugada.
Conforme informações da Secretaria Estadual da Saúde (Sesab) e da Secretaria Municipal de Saúde de Feira, o paciente era um homem de 56 anos. Amostras biológicas serão coletadas e encaminhadas para análise laboratorial, com resultado previsto em até sete dias, a fim de confirmar ou descartar a hipótese de intoxicação.
A Sesab publicou nota explicando a situação e informando que já está acompanhando o caso e que a suspeita está sendo investigada:
Como medida preventiva, a Sesab já havia emitido orientação às unidades de saúde da rede privada e às portas de urgência e emergência da rede pública para que estejam atentas a possíveis situações clínicas compatíveis com intoxicação por metanol e que quaisquer notificações sejam imediatamente comunicadas, possibilitando rápida investigação e adoção das medidas necessárias.
O caso será acompanhado pelas equipes de vigilância do Estado e do município, em articulação com a Secretaria da Segurança Pública do Estado, reforçando a integração das ações de monitoramento e investigação.
As secretarias reforçam que mantêm diálogo permanente com o Ministério da Saúde e com as autoridades sanitárias nacionais para monitorar a situação em outros estados, onde já há notificações de casos suspeitos e confirmados.
Canais de referência:
•Ciatox Bahia – orientações sobre medidas de tratamento: 0800 284 4343
•Cievs Bahia – investigação e notificação de casos: (71) 99999-1088 | cievs.notifica@saude.ba.gov.br
As informações são da Sesab