...

Portal UMBU

Casa das Histórias e Salvador Capital Afro oferecem formação gratuita em produção cultural

Foto: Divulgação

A Casa das Histórias de Salvador (CHS) e o programa Salvador Capital Afro promovem ao longo do mês de outubro, em parceria com o movimento cultural Afropunk Brasil, a AfroEstima: Trilha Formativa em Produção Cultural – Conexão Afropunk Brasil 2025. O curso oferece 60 horas de formação teórica e prática, incluindo um módulo presencial nos bastidores do festival Afropunk Brasil, proporcionando uma experiência real de produção cultural.

As inscrições estão abertas até 6 de outubro. As vagas são destinadas a até 20 agentes culturais, com idade mínima de 18 anos, residentes em Salvador e que tenham participado dos programas AfroEstima e AfroBiz ou da Incubação e Aceleração de Iniciativas Culturais e Criativas Boca de Brasa em 2023 e 2024. Há reserva de 10% das vagas para pessoas com deficiência. Os interessados podem se inscrever através do link http://bit.ly/4gOzGEW.

O objetivo da formação é preparar produtores e produtoras culturais para atuar com excelência técnica, sensibilidade artística e compromisso social, desde a concepção até a execução de eventos, além de ampliar a presença de pessoas negras, indígenas, LGBTQIAPN+ e com deficiência no mercado cultural de Salvador.

“Essa formação representa muito mais do que um curso; ela simboliza um movimento de fortalecimento das nossas raízes, narrativas e potências criativas que existem nos territórios de Salvador. Quando unimos educação, cultura e oportunidade, estamos preparando agentes para ocupar espaços estratégicos, com protagonismo e representatividade. Essa é uma prioridade da nossa gestão: garantir políticas públicas que formem, incluam e empoderem”, destaca a titular da Secretaria de Cultura e Turismo (Secult) e vice-prefeita de Salvador, Ana Paula Matos.

Para Chicco Assis, diretor de Cidadania Cultural da Secult, fortalecer as potências negras da produção cultural na capital baiana é uma das missões assumidas pelo programa Salvador Capital Afro. “Junto com a Casa das Histórias, será possível promover um momento único de formação em produção cultural, com a oportunidade de conhecer os bastidores do Afropunk Brasil, um dos maiores festivais da cidade, e do Festival Salvador Capital Afro. Conectado ao AfroEstima, AfroBiz e Boca de Brasa, esse movimento irá potencializar ainda mais essas ações formativas e de inserção no mercado, promovidas por esses programas”, enfatiza.

O gerente de Educação e Conteúdo da Casa das Histórias e Galeria Mercado, Nell Araújo, ressalta a importância da parceria, por reforçar a mensagem do programa educativo da Casa das Histórias para a cidade e o mundo. “Um centro de interpretação do patrimônio pode se tornar um braço de formação, que oferta uma programação contínua e qualificada, além da própria programação interna, pois temos o compromisso de instrumentalizar e potencializar o que há de mais importante dentro de um território: a cultura”, afirma.

Além de um festival, o Afropunk Brasil é uma plataforma de valorização das expressões negras, segundo Ana Cristina Santa Rosa, líder de impacto e pessoas da IDW Company – responsável pela gestão da marca Afropunk no país. “A parceria com a Casa das Histórias amplia essa missão e fortalece o compromisso de formar novas gerações de profissionais negros para o mercado cultural. Acreditamos que, ao investir em formação e em vivências práticas, estamos multiplicando vozes, repertórios e futuros possíveis”, acrescenta Ana Cristina.

A formação conta ainda com a cooperação da Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI), em articulação institucional com a Secretaria de Cultura e Turismo de Salvador e a Fundação Gregório de Mattos, por meio do programa Boca de Brasa.

Formação

A AfroEstima: Trilha Formativa em Produção Cultural – Conexão Afropunk Brasil 2025 oferece 60 horas de formação teórica e prática, dividida em sete módulos, que serão ministrados nos finais de semana de outubro por uma equipe pedagógica composta por profissionais com ampla trajetória no campo da produção cultural.

O resultado preliminar das inscrições será divulgado na próxima terça-feira (7). Recursos serão aceitos até a quarta (8), com resultado final na próxima quinta (9). Os módulos teóricos acontecem entre os dias 11 e 26 de outubro, com o módulo experiencial entre os dias 27 e 31 de outubro, durante o Afropunk Brasil.

Os participantes, além de toda a formação e assistência pedagógica, também terão acesso a bolsa-auxílio no valor de R$ 750, com o objetivo de contribuir para a permanência e participação no curso.

Os módulos ofertados são História, Experiência e Curadoria: Afropunk Brasil e Salvador Capital Afro; Planejamento e Pré-Produção; Produção Executiva e Operacional; Captação de Recursos e Parcerias; Marketing Cultural e Comunicação Digital; acessibilidade, Sustentabilidade e Diversidade; e Vivência Prática em evento Afropunk Brasil.

Fonte: Secom PMS

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

POSTS RELACIONADOS

plugins premium WordPress
Ir para o conteúdo