A Praia da Ribeira, localizada na Península de Itapagipe — região histórica marcada pela presença das comunidades populares de Salvador — será palco da segunda etapa do Campeonato Baiano de Remo 2025, neste domingo (28), a partir das 10h. O evento promete movimentar a Enseada dos Tainheiros, trazendo esporte, cultura e lazer também para os moradores das favelas e periferias do entorno.

Ao todo, serão 12 provas até as 13h, reunindo cerca de cem atletas em disputas que contemplam diferentes categorias da modalidade, como 2xM Sub-23, 1xF Júnior, 4+M Júnior, 4-M Sênior, 1x M PL, 2-F Principiante, 2x Classe B, 2-M Sub-23 PL, 1x Pr1, CanóiF Sub-14, 1x Júnior B e 4x M Juvenil.
Os confrontos envolvem alguns dos clubes mais tradicionais do estado: Esporte Clube Vitória, Clube de Natação e Regatas São Salvador, Sport Club Santa Cruz, Clube de Regatas Itapagipe e Clube de Regatas Península. A competição é organizada pela Federação dos Clubes de Remo da Bahia (FCRB), com apoio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), ligada à Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre).
O torneio, um dos mais antigos do calendário esportivo baiano, é dividido em cinco etapas ao longo do ano. Depois desta regata, estão previstas mais três edições: em 26 de outubro, 23 de novembro e 14 de dezembro.
Além de valorizar a tradição do remo, o campeonato fortalece a ocupação dos espaços públicos da orla da capital baiana, aproximando o esporte de crianças, jovens e famílias das favelas e periferias, que encontram no evento um momento de convivência, lazer e pertencimento.