Evento será no dia 10, às 19h, no Cineteatro 2 de Julho, com música do Bando Psicordélico e bate-papo com especialistas; inscrições gratuitas pelo Sympla a partir de 06 de outubro

O Cineteatro 2 de Julho, no bairro da Federação, recebe, no dia 10 de outubro, às 19h, um evento que une música, pensamento e literatura para celebrar a obra de Tom Zé e refletir sobre a filosofia brasileira contemporânea.
A programação marca o lançamento do livro “Tom Zé: Fiz Meu Berço na Viração” (Editora Hucitec), com a presença de um dos autores, o filósofo Ivo Mineiro Teixeira. Em formato de talkshow musical, o evento promove uma conversa aberta sobre o pensamento brasileiro a partir da obra do músico baiano, alternando entrevistas com a ambientação musical do Bando Psicordélico, que vai apresentar ao vivo canções autorais e de Tom Zé.
Com duração aproximada de duas horas, o encontro será dividido em quatro blocos, nos quais Ivo Mineiro e o filósofo Kleyson Otun Elebogi serão entrevistados pelo jornalista e produtor cultural Roberto Martins, que também é o organizador do evento. As perguntas dialogam com os temas centrais do livro.
A atividade relembra o programa de rádio “Conversas & Canções”, apresentado por Roberto Martins em 2013 na rádio comunitária Irará FM 104,9 — cidade natal de Tom Zé. “O formato de talkshow é também uma homenagem ao programa conduzido na televisão brasileira por Jô Soares, falecido em 2022, cuja cadeira na Academia Paulista de Letras foi recentemente assumida pelo próprio Tom Zé”, revela Martins.
O evento é gratuito e representa uma oportunidade de mergulhar na potência crítica da obra de Tom Zé e nas reflexões sobre uma filosofia nascida das ruas, dos sons e das experiências brasileiras. As inscrições são gratuitas e abrem no dia 06 de outubro pelo Sympla.
Estarão no palco:
● Ivo Mineiro Teixeira: Autor do livro. Carioca, graduado em Filosofia pela UFRJ e bacharelando em Direito pela UERJ. Apaixonado pelo Brasil, estudou como o tropicalismo e Tom Zé moldaram política e filosoficamente nossa sociedade.
● Kleyson Otun Elebogi: Descendente de africanos e africanas nascido numa alie(n)ação chamada Brasil, especificamente em Feira de Santana, o Portal do Sertão. Mestre em Filosofia (UFBA) e Doutor em Ensino, Filosofia e História das Ciências (UFBA-UEFS), pesquisador, artista visual, sampler imagético e professor da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.
● Roberto Martins: Nascido em Irará e graduado em Comunicação Social pela UFBA, especialista em gestão da comunicação digital pela UNIFACS. Dedicado ao tema das políticas culturais, atuou em diversas áreas da comunicação e cultura. Em Irará foi Secretário Municipal de Cultura, Esporte e Lazer (2021-2024).
● Bando Psicordélico: Grupo originário de Irará, que mistura cordel, música popular, rock e psicodelia, com influências de Tom Zé, Pink Floyd e outros nomes da música experimental. É formado pelo encontro entre Kitute Coelho (publicitário e cordelista) e Irênio Neto (guitarrista e produtor musical, bacharel em música popular e mestre em Ênfase em Educação Musical pela UFBA). O grupo já se apresentou em diversos festivais literários e musicais como FLICA (Cachoeira) e Rockambo (Feira de Santana).
Sobre o livro
Publicado pela Editora Hucitec e dividido em 28 capítulos, o livro Tom Zé: Fiz Meu Berço na Viração se organiza em duas partes complementares.
A primeira, intitulada “Tom Zé e a Filosofia Brasileira: Ou passa a aprender com a rua ou não vai sobreviver”, é assinada pelo filósofo Ivo Mineiro Teixeira. O texto parte de sua pesquisa de conclusão de curso, apresentada ao Departamento de Filosofia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) em 2021, e propõe uma provocadora pergunta: o que seria uma filosofia brasileira?
Nesse ensaio, o autor busca pensar uma filosofia ancorada na realidade do país, conectada às experiências populares, à cultura cotidiana e às linguagens artísticas — como a música. As ideias de Teixeira se desenvolvem especialmente a partir da obra de Tom Zé, que, segundo ele, oferece uma nova leitura do movimento tropicalista, sobretudo com o álbum Tropicália Lixo Lógico (2012), referência central na análise.
A segunda parte, “O osso da canção: conversas com Tom Zé”, reúne entrevistas conduzidas por Giuliana Simões, professora do Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena da Escola Superior de Artes Célia Helena (ESCH), e Flávio Desgranges, professor do Departamento de Artes Cênicas da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) e colaborador na Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade de São Paulo (USP).
As conversas revelam reflexões profundas e bem-humoradas de Tom Zé sobre sua trajetória artística, suas inquietações filosóficas e seu modo singular de pensar o Brasil. “Vale a pena ler, provoca e é divertido, pessoal”, declarou o próprio Tom Zé, em seu perfil no Instagram, sobre a obra.
Serviço:
O quê: Evento “Tom Zé e a Filosofia Brasileira”, com talkshow e lançamento de livro
Onde: Cineteatro 2 de Julho (IRDEB / Salvador – BA)
Quando: 10 de outubro de 2025 (sexta-feira), às 19h
Programação:
- Lançamento do livro “Tom Zé: Fiz Meu Berço na Viração” por Ivo Mineiro Teixeira (Editora Hucitec)
- Talkshow com Ivo Mineiro Teixeira, Kleyson Otun Elebogi, Roberto Martins
- Música do Bando Psicordélico