...

Portal UMBU

No toque da resistência, o Olodum ecoa a voz do povo contra a PEC da Anistia: Democracia não se negocia, se defende!

Foto: Antonio Carvalho

Ontem o Brasil testemunhou manifestações expressivas contra o PL da Anistia, em que milhares de pessoas foram às ruas para denunciar uma tentativa de legalizar a impunidade e minar os fundamentos da nossa democracia. Em vários cantos do país, cidadãs e cidadãos se uniram para dizer que anistia ampla, irrestrita ou parcial, para envolvidos em atentados contra o Estado democrático, não pode passar. A mobilização confirmou que há muita insatisfação com políticos que querem perpetuar seus privilégios sob o véu da legalidade distorcida.

Na Bahia, terra do Olodum não foi diferente. O bloco que ao longo de décadas constrói, com arte e cultura, uma narrativa de resistência racial, também se firmou protagonista nesta luta democrática. O Olodum não é só o toque do tambor: sua origem está diretamente ligada à afirmação da identidade negra, à denúncia das desigualdades e à construção de um espaço onde vozes historicamente silenciadas possam se fazer ouvir e seu conselho interno é um grande exemplo deste processo democrático.

Com presença forte em diferentes momentos políticos e manifestações, o Olodum reforça que a luta contra o racismo e a corrupção se cruzam: quando se permite que elites políticas escapem às consequências de seus atos, se está permitindo que o racismo estrutural, o desrespeito aos direitos humanos e a desigualdade continuem moldando o país. A história do bloco mostra isso, seja na valorização da cultura afro-brasileira, nas ações comunitárias, educativas e culturais, que resgatam raízes e fortalecem autoestima e cidadania.

Foto: Antonio Carvalho

Agora, mais do que resistência nas ruas, precisamos de clareza nas exigências e compromisso no voto político. Não basta protestar: é urgente conhecer, discutir e apoiar organizações que elaboram propostas concretas para barrar instrumentos políticos que favorecem corrupção e autoritarismo. Por isso convidamos você a ler o Manifesto do Olodum, um documento construído coletivamente por sua diretoria, que reúne princípios, que a organização acredita ser importante para proteger a democracia, garantir justiça racial e responsabilizar aqueles que pretendem anistiar crimes contra a ordem democrática.

Conheça abaixo o manifesto e compartilhe, porque luta verdadeira é aquela que se aprofunda, se articula e transforma

DIGA NÃO A ANISTIA E SEM PERDÃO PARA GOLPISTAS

Manifesto do Olodum

No dia 8 de janeiro de 2023 diferentes setores das classes política, empresarial, religiosa tentaram golpear de morte a democracia brasileira, nos moldes do ocorrido em 1964, quando depuseram à força o presidente da república à época, implantando um regime autoritário e violento que só foi superado em 1985, com a implementação de eleições gerais livres.

De lá pra cá, alguns candidatos foram eleitos e outros derrotados e, os perdedores sempre respeitaram o resultado das urnas e se organizaram na oposição pra fazer a contradita de ao governante de plantão. Em 2018, o inominável foi eleito e teve as urnas respeitadas pelos perdedores, que passaram a lutar dentro da legalidade democrática.

Em 2022, o presidente Lula foi eleito e os perdedores passaram a espalhar fake News sobre fraude nas urnas eletrônicas, de modo a abrir um caminho para instalação da baderna política, com planejamento e tentativa de golpe, inclusive com o assassinato do presidente da república e seu vice e de um ministro do supremo.

Neste momento em que alguns desejam que a sociedade brasileira esqueça a barbárie e anistie aos que patrocinaram, planejaram e executaram a tentativa de golpe, devemos dizer um sonoro NÃO. Para evitarmos que gerações futuras sintam-se no direito de perpetrar um novo golpe e destruir a nossa democracia, consolidada pela luta de milhões de brasileiros.

DIGA NÃO AOS GOLPISTAS.

DIGA NÃO AO PL DA ANISTIA.

DIGA NÃO AO PL DA BANDIDAGEM

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

POSTS RELACIONADOS

plugins premium WordPress
Ir para o conteúdo