...

Portal UMBU

Associação Protetora dos Desvalidos celebra 193 anos neste domingo (21) com olhar para o bicentenário

Foto: Divulgação

A Associação Protetora dos Desvalidos (SPD), a mais antiga associação negra em funcionamento contínuo do Brasil, celebrou nesta semana, em 16 de setembro de 2025, seus 193 anos de fundação. Sob o tema “SPD 193 Anos – Caminhos Abertos para o Bicentenário” e o subtítulo “193 anos de luta e solidariedade”, a instituição marca este aniversário como uma jornada iniciática: cada ano um novo caminho se abre rumo a 2032, quando completará 200 anos de existência. Neste ano, o eixo celebrado é o primeiro da estrutura: Preservação do Direito à Memória.

A ideia-força da campanha é convocar sócios, parceiros e toda a comunidade negra a caminhar junto pelos 7 caminhos de luta, reparação e futuro, que refletem as bandeiras históricas e contemporâneas da SPD: preservação do direito à memória; defesa dos territórios negros religiosos; autonomia econômica e empreendedorismo negro; internacionalização da luta e das alianças afro-diaspóricas; combate ao genocídio negro; equidade de gênero; e educação e formação política da população negra.

Um dos pontos altos da celebração será o ato simbólico de abertura da campanha do Bicentenário, no qual sete tecidos serão içados das janelas e portas do casarão da SPD. Cada tecido, com 2 metros de altura, representará uma das sete bandeiras de luta da instituição. As cores escolhidas dialogam com o pan africanismo — preto, amarelo, verde e vermelho — e se ampliam com o azul, em referência a Ogum, além da repetição do amarelo como símbolo da prosperidade e fertilidade de Oxum. Amarrados por um cordão, esses tecidos serão desatados em um rito coletivo e, ao caírem sobre a fachada, darão corpo visual ao gesto de abrir caminhos para o bicentenário.

A programação comemorativa será realizada nos dias 21 (domingo) e 22 (segunda-feira) de setembro, na sede da instituição em Salvador. No primeiro dia, às 9h, haverá missa de ação de graças celebrada pelo padre Narciso Dias do Espírito Santo. Em seguida, acontece a Assembleia Magna, que terá como destaque a palestra “Caminhos Abertos para o Bicentenário”, ministrada pelo professor e pesquisador Dr. Elias Sampaio.

No dia 22, às 9h, as atividades começam com missa em memória dos ancestrais. Em seguida, haverá o tradicional Ajeum, reforçando os laços comunitários e espirituais que marcam a trajetória da SPD, com participação musical de Antônio José Nascimento de Oliveira.

Com o pano de fundo “Abrindo caminhos ontem, hoje e sempre. Na encruzilhada dos tempos, a gente segue em marcha”, a SPD reafirma sua missão de preservar a memória, fortalecer a luta da população negra e abrir horizontes para o bicentenário, renovando seu compromisso com a solidariedade, a justiça e a construção de futuros coletivos.

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

POSTS RELACIONADOS

plugins premium WordPress
Ir para o conteúdo