
Entre os seis longas-metragens que disputavam a chance de representar o Brasil na corrida Oscar de 2026, “O Agente Secreto”, dirigido por Kleber Mendonça Filho e protagonizado por Wagner Moura, foi anunciado como o escolhido nesta segunda-feira (15) pela Academia Brasileira de Cinema. O indicado vai concorrer por uma vaga na premiação.
A produção, que deve concorrer à categoria de Melhor Filme Internacional no próximo ano, estreou no Festival de Cannes em maio de 2025, onde ganhou os prêmios de Melhor Direção e Melhor Ator.
O filme foi escolhido entre os longas:
- Baby, de Marcelo Caetano;
- Kasa Branca, de Luciano Vidigal;
- Manas, de Marianna Brennand;
- O Último Azul, de Gabriel Mascaro;
- Oeste Outra Vez, de Erico Rassi.
Ambientado na Recife (PE) de 1977, “O Agente Secreto” acompanha Marcelo (Wagner Moura), um professor especializado em tecnologia que foge de um passado violento e misterioso em São Paulo para recomeçar sua vida até que percebe que atraiu para si todo o caos do qual sempre quis fugir.
Dirigido pelo responsável por obras como “Bacurau” (2019), “Aquarius” (2016) e “O Som ao Redor”, o filme apresenta uma trajetória similar à de “Ainda Estou Aqui” (2024), de Walter Salles, que levou um Globo de Ouro de Melhor Atriz para Fernanda Torres, e um Oscar de Melhor Filme Internacional em março de 2025 entre os mais 73 prêmios conquistados ao redor do mundo.