
O primeiro bloco de samba do Carnaval de Salvador, o Alvorada, celebra os seus 50 anos com exposição aberta ao público na Biblioteca Central do Estado da Bahia, unidade da Fundação Pedro Calmon (FPC/SecultBA). A mostra é um mergulho na trajetória histórica do bloco, com início nesta sexta-feira (12), às 19h, e segue até 30 de setembro. A exposição conta com patrocínio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Turismo da Bahia (Setur).
A mostra traz mais de 50 imagens que remontam a história da primeira agremiação de samba do carnaval, com curadoria do fotógrafo Fafá Araújo. A abertura da exposição ainda conta com vídeos, fantasias e a exibição de documentário, lançado em abril deste ano pela Umbu Comunicação & Cultura. O “Jubileu de Ouro do Samba” resgata a trajetória do bloco, e ressalta sua importância na preservação do gênero e seus desdobramentos na cultura afro no contexto do Carnaval de Salvador.

Fundado em 1º de janeiro de 1975 por jovens estudantes do Colégio Severino Vieira, o Alvorada foi também o pioneiro da sexta-feira de folia, em uma época em que as agremiações só desfilavam a partir do sábado. Por isso, a escolha do nome.
Nascido na localidade do Gravatá, no bairro do Bom Juá, onde ainda funciona, o bloco realiza trabalhos sociais com a comunidade negra ao longo do ano, a exemplo da feira de empreendedores e o caruru que inicia o ciclo de ensaios.
SERVIÇO
Biblioteca Central do Estado da Bahia recebe Exposição Jubileu de Ouro – 50 anos do Bloco Alvorada
Quando: Abertura – 12 de setembro, às 19h
Onde: BCEB – Rua General Labatut, 27, Barris
Aberto ao público



