...

Portal UMBU

Bahia abre temporada Brasil-França com exposição que celebra 200 anos de relação entre países

Foto: Joá Souza/GOVBA

A Bahia iniciou nesta quinta-feira (28) a Temporada França-Brasil 2025, que marca os 200 anos de relações bilaterais entre os dois países. O evento, realizado no Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM-BA), em Salvador, contou com as presenças do governador Jerônimo Rodrigues e do embaixador da França no Brasil, Emmanuel Lenain.

O evento contou com a abertura da vernissage do artista beninense radicado na França, Roméo Mivekannin, que traz uma leitura que traz uma leitura contemporânea sobre história, memória e identidade.

A programação conta ainda, partir desta sexta-feira (29), com ações no Museu de Arte da Bahia (MAB) e no Museu de Arte Contemporânea da Bahia (MAC_BAHIA) que oferecerão ao público uma imersão na diversidade da produção cultural contemporânea em diálogo entre França, Brasil e África. Até novembro, a Bahia sediará outras atividades em comemoração a relação França-Brasil.

A iniciativa coloca a Bahia em evidência como palco de um dos principais intercâmbios culturais do ano, reforçando o papel do estado como referência no cenário artístico brasileiro e internacional. Entre as oportunidades da ação, o estreitamento de laços diplomáticos e a intensificação do turismo cultural se destacam.

Museus e espaços artísticos-culturais de Salvador devem receber visitantes do Brasil e do mundo, fortalecendo a economia criativa e ampliando a circulação de ideias e experiências entre artistas, instituições e públicos. De acordo com o secretário de Turismo do Estado, Maurício Bacelar, a Bahia tem uma relação profunda com os franceses.

“É uma empresa francesa que opera o nosso aeroporto. Outras empresas francesas estão aqui também na rede de hotelaria e na administração do centro de convenções, por exemplo. Nossa ligação com Paris é uma ligação estratégica, porque nos liga a um grande hub internacional na Europa a mais de 180 destinos na própria Europa, Ásia e África, abrindo as portas da Bahia para os principais mercados emissores de turistas do mundo”, afirmou o secretário.

Ainda é previsto um intercâmbio educacional, em que 100 jovens franceses vêm à Bahia, e 100 baianos vão para a França. Uma reunião entre o governador e secretários estaduais e a comitiva francesa discutiu temas importantes para as duas gestões, referentes à educação, meio ambiente, cultura, turismo e atração de empresas.

As informações são de GOVBA

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

POSTS RELACIONADOS

plugins premium WordPress
Ir para o conteúdo