...

Portal UMBU

Diretora do Banco Central americano se recusa a deixar cargo após demissão de Trump: “Não tem autoridade”

Foto: Bloomberg

A diretora do Federal Reserve (Fed, banco central dos Estados Unidos), Lisa Cook disse que não irá renunciar ao cargo. A declaração ocorre após o presidente Donald Trump anunciar a demissão de Cook nesta segunda (25).

Em nota divulgada na noite de ontem por meio de seu advogado, Cook declarou que “não há motivo legal” para sua demissão e que o presidente não tem poder para afastá-la do cargo.

“O presidente Trump alegou ter me demitido ‘por justa causa’ quando não há justa causa prevista em lei, e ele não tem autoridade para fazê-lo”, diz o comunicado.

Segundo o advogado de Cook, serão adotadas todas as medidas legais para barrar a demissão da dirigente do Fed, classificada por ele como ilegal. “Não vou renunciar. Continuarei a cumprir meus deveres para ajudar a economia americana, como venho fazendo desde 2022”.

Trump anunciou pelas redes sociais, nesta segunda-feira (25), a demissão da economista. Em uma carta enviada à diretora do Fed, mencionou acusações ligadas a hipotecas e declarou não confiar na integridade da economista.

Para justificar o afastamento, Trump utilizou um dispositivo da lei de criação do Federal Reserve que autorizaria a demissão de membros do conselho “por justa causa”. Segundo ele, Cook teria cometido fraude hipotecária ao declarar duas residências como principais para obter melhores condições de financiamento.

A legislação do Fed estabelece que o presidente dos EUA não tem autoridade para demitir membros do Conselho sem comprovação de falta grave. Trump usou uma brecha — considerada frágil juridicamente — de que uma fraude hipotecária comprometia a atuação de Cook como reguladora financeira.

As informações são do g1

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

POSTS RELACIONADOS

plugins premium WordPress
Ir para o conteúdo