
Nesta sexta (22), o Coletivo Sem Freio lança o “Laboratório Underground”, uma iniciativa de fomento à produção musical periférica com foco na valorização da cena underground de Salvador. O projeto foi contemplado pelo edital de Fomento a Grupos e Coletivos da Secretaria de Cultura da Bahia (Secult BA), através da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB).
O Laboratório Underground é um programa gratuito e híbrido (presencial e online) que visa profissionalizar, dar visibilidade e conectar artistas autorais da cena alternativa. O projeto é estruturado em três eixos principais: Desenvolvimento, Produção e Difusão.
Serão selecionados três artistas ou bandas que terão acesso a um suporte profissional para desenvolver a carreira. Ao longo do projeto, eles receberão 36 horas de mentorias focadas em profissionalização musical. O programa também inclui a produção e o lançamento de 3 EPs autorais, com suporte técnico completo, e shows gratuitos com transmissão ao vivo no Espaço Cultural Discodelia, no Rio Vermelho.
Para garantir a ampla visibilidade dos trabalhos, o projeto oferece um plano de mídia e distribuição digital em mais de 100 plataformas, via o selo Brechó Discos. Além disso, cada selecionado(a) receberá um apoio financeiro de R$ 3.000 para o desenvolvimento de seus trabalhos.
O chamamento público é voltado para artistas e bandas autorais de Salvador que já tenham pelo menos uma faixa divulgada em qualquer plataforma digital (YouTube, Instagram, TikTok). A seleção terá critérios inclusivos, priorizando pessoas negras, periféricas, mulheres, LGBTQIAPN+ e pessoas com deficiência, reforçando o compromisso do projeto com a diversidade e representatividade.
Com o Laboratório Underground, o Coletivo Sem Freio busca fortalecer não só os artistas, mas também o ecossistema cultural como um todo, criando um caminho estruturado para o desenvolvimento de talentos locais.
SERVIÇO
O quê: Lançamento do projeto Laboratório Underground
Quando: 22 de agosto de 2025
Abertura das inscrições: 22 de agosto de 2025
Onde: Salvador (atividades presenciais em Cajazeiras e shows no Rio Vermelho)
Formato: Híbrido (presencial e online) | Gratuito
Realização: Coletivo Sem Freio
Apoio: Estúdio Sem Freio
Apoio Financeiro: Secretaria de Cultura da Bahia | PNAB – Política Nacional Aldir Blanc
Mais informações: https://www.instagram.com/ocoletivosemfreio/