...

Portal UMBU

Três professores da Bahia vencem o Prêmio Jabuti Acadêmico 2025

Fotos: Divulgação

A produção acadêmica baiana ganhou destaque nacional com a premiação de três professores do estado no Prêmio Jabuti Acadêmico 2025. Realizada na última terça-feira (5), em São Paulo, a cerimônia reconheceu pesquisadores, autores e editoras que se destacaram pela contribuição à produção de conhecimento no Brasil. Nesta segunda edição, o prêmio promovido pela Câmara Brasileira do Livro (CBL) recebeu mais de 2 mil inscrições de obras de diversas áreas do saber.

Entre os vencedores está o filósofo João Carlos Salles, professor da Universidade Federal da Bahia (UFBA), que conquistou o prêmio na categoria Filosofia com o livro “Gatos, peixes e elefantes”. A obra parte do pensamento de Ludwig Wittgenstein para refletir sobre os limites do entendimento humano e os chamados “acordos profundos” que sustentam a comunicação e a convivência em sociedade.

Outro destaque baiano foi Jorge Augusto, professor da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) e também da UFBA. Ele venceu na categoria Letras, Linguística e Estudos Literários com “Modernismo Negro”, um trabalho que propõe uma releitura crítica do modernismo brasileiro, centrada em autores e tradições negras, ampliando o cânone literário nacional e promovendo novas interpretações sobre a história da literatura no país.

Na área de Saúde Coletiva, o premiado foi o professor Naomar de Almeida Filho, também da UFBA. Com o livro “Epidemiologia no Pós-Pandemia”, o pesquisador analisa os desafios enfrentados pela ciência após a pandemia de covid-19, defendendo uma abordagem transdisciplinar e crítica da epidemiologia, mais sensível às desigualdades sociais e culturais.

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

POSTS RELACIONADOS

plugins premium WordPress
Ir para o conteúdo