
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) virá a Salvador para participar do cortejo cívico do 2 de Julho, que comemora a Independência do Brasil na Bahia. É a quarta vez que Lula participa do desfile da Independência da Bahia. A informação foi confirmada pela Secretaria de Comunicação Social.
Segundo o Planalto, a agenda do presidente nesta terça (1°) inclui a cerimônia de lançamento do Plano Safra 2025/2026, pela manhã, em Brasília. Em seguida, às 16h, o presidente embarca na Base Aérea de Brasília rumo à capital baiana, com previsão de chegada às 17:40.
O presidente se junta à caminhada na altura do Convento da Soledade, após a passagem dos carros da Cabocla e do Caboclo pelo local. Ele estará ao lado do governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), e demais autoridades.
A programação será iniciada às 8h, com o tradicional hasteamento das bandeiras, seguido da deposição de flores no monumento ao General Labatut. Em seguida, será realizada a entrega simbólica dos carros emblemáticos da Cabocla e do Caboclo, além do pronunciamento do presidente do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia (IGHB), professor Joaci Góes
Lula já havia participado do cortejo do 2 de Julho em 2022, enquanto ainda estava em campanha para se eleger presidente. Depois, já eleito, o petista retornou a Bahia em 2023 e 2024, para prestigiar a festa popular da independência nas ruas de Salvador.