...

Portal UMBU

Espaço para preservar a memória da Independência da Bahia será criado em Cachoeira

Acordo foi assinado na abertura das ações do MP no ‘2 de Julho’; Instituição oferece serviços à população local até amanhã, dia 1º

Foto: Reprodução/Infonet

Durante a cerimônia que marcou o início das ações do Ministério Público da Bahia (MP-BA) em alusão ao 2 de Julho, foi assinado nesta segunda-feira (30) um termo de cooperação técnica voltado à criação de um espaço dedicado à memória da Independência da Bahia foi assinado no município de Cachoeira. O evento ocorreu na Câmara de Vereadores e o acordo foi firmado pelo procurador-geral de Justiça Pedro Maia; pela prefeita de Cachoeira, Eliana Gonzaga de Jesus; e pelo presidente da Câmara Municipal, Josmar Barbosa dos Santos de Souza.

“Resgatar essa história é, sobretudo, dar à Bahia e à Cachoeira o lugar de protagonistas que lhes é de direito e passa pela preservação do patrimônio histórico e pela construção de espaços como esse, com o qual nos comprometemos hoje”, disse o procurador-geral de Justiça.

De acordo com o termo, o espaço a ser criado deverá contemplar a exibição e interpretação do patrimônio histórico e cultural relacionado às lutas pela independência, com destaque para o dia 25 de junho e para o papel histórico da cidade de Cachoeira. A proposta inclui a valorização da Casa de Câmara e Cadeia, imóvel tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), e sua relevância no contexto dos eventos que marcaram a Independência da Bahia — e, por consequência, do Brasil.

A ideia é que o espaço funcione no pavimento térreo da Câmara, onde hoje existe uma área destinada a exposições. Para sua concepção, o Município se comprometeu a criar um comitê interinstitucional, com a participação do Arquivo Público Municipal, do Conselho Municipal de Cultura, da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, da própria Câmara e do MPBA. Caberá ao comitê definir a estrutura de funcionamento do espaço.

O Ministério Público acompanhará a execução do projeto por meio do Núcleo de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural (Nudephac), do Centro de Apoio às Promotorias de Meio Ambiente e Urbanismo (Ceama). “Esperamos que o espaço revele à população a verdadeira importância de Cachoeira, que é protagonista na independência da Bahia e do Brasil”, concluiu o procurador-geral.

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

POSTS RELACIONADOS

plugins premium WordPress
Ir para o conteúdo