Projeto prevê ampla programação cultural gratuita na sede da entidade, em Salvador

O Afoxé Filhas de Gandhy, um dos grupos mais icônicos da cultura afro-brasileira em Salvador, comemora seus 46 anos de história com o lançamento do projeto “Sons da Independência”. Até 9 de julho de 2025, a capital baiana será palco de uma programação especial que exalta a força da ancestralidade, o protagonismo feminino e a rica cultura do afoxé.
O projeto foi contemplado pelos Editais da Política Nacional Aldir Blanc Bahia e conta com o apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia, através da Secretaria de Cultura do Estado, em parceria com o Ministério da Cultura – Governo Federal.
“‘Sons da Independência’ é mais do que uma celebração; é um grito de resistência e reafirmação da nossa identidade. Ao longo de 46 anos, as Filhas de Gandhy têm levado a voz da mulher negra, a força do tambor e a beleza da nossa herança cultural para o mundo. Este projeto é um presente para Salvador e para todos que valorizam a diversidade e a memória”, destaca Silvana Magda, uma das líderes e fundadoras do grupo.
Projeto prevê oficinais, ensaios, apresentações culturais, produção de cartilhas informativas e produção de um mini documentário
A programação do “Sons da Independência” oferece uma imersão na essência do Afoxé Filhas de Gandhy, com atividades que vão desde a formação musical até celebrações espirituais.
Oficinas e Ensaios Abertos
Aulas de percussão com a renomada Silvana Magda e oficinas ministradas pelas mestras Elem Silva (30 de junho) e Nívea Werneck (9 de julho), todas realizadas na sede do Afoxé às 18h.
Registro Histórico e Documentário
Para eternizar este marco, serão realizadas entrevistas que farão parte de um documentário sobre as celebrações e a trajetória do Afoxé Filhas de Gandhy, com lançamento previsto para outubro de 2025. Além disso, serão distribuídas 200 cartilhas educativas sobre o significado do 2 de Julho – a Independência da Bahia – assim como sobre a rica história do Afoxé.
Homenagem à Independência da Bahia (2 de Julho)
O ponto alto das comemorações ocorrerá no dia 2 de julho, quando as Filhas de Gandhy participarão do emblemático cortejo da Independência da Bahia. Com um grupo formado por 50 percussionistas, o Afoxé levará à rua a força do tambor, a beleza da ancestralidade e a vibração da cultura afro-brasileira, reforçando o simbolismo de liberdade e resistência dessa data.
Serviço
Onde: Sede do Afoxé Filhas de Gandhy – Rua Maciel de Baixo, 51, 1º andar, Centro Histórico, Salvador, BA, além de outros espaços na cidade.
O quê: Celebração dos 46 Anos do Afoxé Filhas de Gandhy – Projeto “Sons da Independência”
Quando: De 18 de junho a 9 de julho de 2025