
O funkeiro MC Poze do Rodo deixou, nesta terça-feira (3), o Complexo Penitenciário de Bangu, na zona oeste do Rio de Janeiro, após a Justiça conceder um habeas corpus em seu favor.
O artista tinha sido preso na última quinta-feira (29) suspeito de envolvimento com o Comando Vermelho (CV) e por fazer apologia ao tráfico de drogas em seus shows e músicas.
A decisão judicial foi emitida pelo desembargador Peterson Barroso, da Segunda Câmara Criminal, que apontou irregularidades no processo que resultou em sua prisão e criticou a forma como a Polícia Civil conduziu a detenção, enfatizando que o foco deveria ser nos líderes de facções criminosas, e não em artistas que retratam a realidade das comunidades por meio da música.
Conforme informações do Notícias da TV, a soltura atraiu cerca de 300 pessoas, entre fãs e familiares, que passaram a madrugada aglomerados em frente ao presídio à espera do canotr que saiu a pé, acompanhado por seus advogados. Ele foi recebido com aplausos e gritos de apoio.
Esposa de MC Poze, a influenciadora Vivi Noronha também acompanhou a liberação. Ainda segundo o Notícias da TV, ela foi alvo de uma operação da Polícia Civil nesta terça, em uma investigação paralela que mira o núcleo financeiro do Comando Vermelho e busca desarticular um esquema de lavagem de mais de R$ 250 milhões. A investigação não teria relação direta com o caso de Poze.
“A decisão dá espaço à única presunção existente no direito, a de inocência”, declarou o advogado de Poze, Fernando Henrique Cardoso Neves, que declarou que a prisão foi desproporcional e que o funkeiro não tem qualquer envolvimento com atividades ilícitas. Entre os argumentos da defesa está o fato de que Poze já havia sido investigado anteriormente por acusações semelhantes e absolvido em duas instâncias.
Com a liberdade, MC Poze deverá cumprir medidas cautelares, como comparecimento mensal à Justiça, proibição de mudar de endereço sem autorização e entrega do passaporte. Segundo Mídia Ninja, ele também está proibido de manter contato com investigados ou pessoas ligadas ao Comando Vermelho .
Em suas redes sociais, o artista agradeceu o apoio dos fãs e reafirmou seu compromisso com a música e a comunidade recolhendo alimentos não perecíveis para doações.
Veja imagens do momento em que o MC deixou a prisão: