...

Portal UMBU

Condenada pelo STF, Carla Zambelli diz que está na Europa

Foto: Lula Marques/Agência Brasil

Duas semanas após ser condenada a 10 anos de prisão, a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) deixou o Brasil para fixar residência na Europa. Entrevistada pelo canal AuriVerde, no YouTube, na manhã desta terça-feira (3), a parlamentar evitou revelar em que país está, limitando-se a dizer que escolheu a Europa por já ter cidadania italiana e, por isso, não poder ser mandada de volta ao Brasil.

“Estou fora do Brasil já faz alguns dias. A princípio, vim em busca de um tratamento médico que eu já fazia aqui”, comentou Zambelli, garantindo que pedirá afastamento sem vencimentos do cargo, que, com sua ausência, será ocupado por seu suplente Coronel Tadeu (PL-SP). A deputada reconheceu que sua recente condenação pela Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) pesou em sua decisão.

O passaporte de Zambelli foi apreendido em agosto de 2023, em meio às investigações sobre a invasão dos sistemas eletrônicos do Conselho Nacional de Justiça, por determinação do ministro Alexandre de Moraes. No entanto, o documento foi devolvido e a deputada já não teria restrição para deixar o país.

Carla Zambelli foi condenada, em 14 de maio, por invadir o sistema eletrônico do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), com o auxílio do hacker Walter Delgatti, condenado a 8 anos e 3 meses de prisão no mesmo processo, e falsidade ideológica. Com a decisão unânime da Primeira Turma, Zambelli também foi condenada à perda do mandato parlamentar após esgotados todos os recursos possíveis. Se a sentença for mantida, ela e Delgatti terão que pagar R$ 2 milhões em danos morais coletivos.

A deputada também responde a outro processo criminal no STF, no qual figura como ré por ter sacado uma arma de fogo em plena luz do dia e, junto com seguranças e assessores, ter perseguido o jornalista Luan Araújo. O episódio ocorreu às vésperas do segundo turno das eleições de 2022, e foi citado pela parlamentar durante a live desta manhã. Sem provas, Zambelli também voltou a afirmar que as urnas eleitorais eletrônicas e o sistema eleitoral brasileiro não são confiáveis.

Com informações de Agência Brasil

Inscrever-se
Notificar de
guest
1 Comentário
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Tita Lopes
Tita Lopes
7 meses atrás

É a forma como a justiça brasileira não consegue determinar que situações graves como essa não permitam brechas para fuga de delinquentes brancos como ela.
Se não tomarem providências cabíveis os demais envolvidos nas tramas bosonarista irão evadir=se para não cumprir as penas previstas.
Acorda Brasil.

POSTS RELACIONADOS

plugins premium WordPress
Ir para o conteúdo