
Após fortes chuvas, a prefeitura da cidade de Santo Amaro da Purificação, no Recôncavo baiano, decretou situação de emergência no último sábado (3). Devido ao tempo, as águas do rio Subaé transbordaram ao longo da noite.
Diversos pontos de alagamentos e com riscos de deslizamento foram registrados. Através de nota, a prefeitura informou que as 110 pessoas que estavam desabrigadas foram acolhidas em abrigos temporários.
Será instalado um Quartel General (QG) de monitoramento na Escola Municipal Stella Mutti para que as equipes da força-tarefa poderão monitorar em tempo real a situação da áreas de emergência.
As regiôes mais afetadas foram os bairros do Bonfim, Ideal, Baixa da Égua, Trapiche de Baixo, Sacramento, Feira Livre, Pitanga, Ilha do Dendê, e o distrito de Acupe.
Neste domingo (4), a cantora Maria Bethânia, natural de Santo Amaro, publicou um vídeo nas redes sociais onde pede ajuda aos seus conterrâneos. Na publicação, a artista compartilha imagens dos alagamentos provocados pela chuva.
“Mais uma vez as águas magoadas do rio Subaé, na minha cidade, Santo Amaro da Purificação, tomam grande parte da cidade e sua margem. Toda indiferença e maus tratos que causaram ao rio retornam com força e violência, tomando o Mercado Municipal, as casas ribeirinhas, e a gente de toda a cidade que assustada pede ajuda”.
Na mensagem, Bethânia destaca a força e importância da natureza e trata o episódio como uma resposta às atitudes humanas. “Espero que a classe política, eleita por meus conterrâneos, se sensibilize e procure ajudar os que perderam tudo”, diz ela em trecho do vídeo.
Com informações do Metro 1 e g1




