
A Universidade Federal da Bahia (UFBA), em parceria com a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) do Ministério da Justiça e Segurança Pública, está com inscrições abertas para o curso de pós-graduação lato sensu em Proteção de Pessoas Vulnerabilizadas, totalmente gratuito e realizado na modalidade a distância.
O edital foi prorrogado, e os interessados podem se inscrever até o dia 21 de abril. São oferecidas 200 vagas, destinadas prioritariamente a profissionais da segurança pública, como policiais militares, policiais civis, bombeiros militares, peritos da Polícia Técnico-Científica e guardas municipais. Demais profissionais do setor poderão concorrer às vagas remanescentes.
>> O edital pode ser acessado clicando aqui
Com duração de 14 meses, o curso tem como objetivo fortalecer a atuação dos agentes no atendimento a grupos vulnerabilizados, com foco em práticas que evitem a revitimização e respeitem as particularidades de cada público. A formação propõe a articulação entre teoria e prática, ampliando o repertório técnico, jurídico e social dos profissionais envolvidos.
Diretora de Ensino e Pesquisa da Senasp, Michele dos Ramos reforça a importância de especializações que abordem realidades diversas dentro da segurança pública. “A garantia da segurança exige a compreensão das especificidades das diferentes realidades em que vive a população brasileira. Esta especialização busca fornecer conhecimento técnico e ampliar o intercâmbio entre profissionais, especialistas e pesquisadores da área”, afirma. O formulário de inscrição pode ser acessado clicando aqui.