...

Portal UMBU

Salvador em cena: 7 filmes que se passam na primeira capital do Brasil

Foto: Reprodução

Histórica, festiva, autêntica e resistente são alguns dos adjetivos que surgem à mente quando se fala de Salvador. A capital mais negra do Brasil, com 49,07% da população autodeclarada parda e 34,14% se consideram pretos, segundo o IBGE (2022). A “Roma Negra” é também a capital mais feminina, com 54,4% de mulheres fazendo a cidade acontecer nos negócios, na cultura, na culinária, no comércio e na vida.

Entre o Subúrbio Ferroviário e o Aeroporto, do Centro Histórico e o Farol de Itapuã, da Barra à Cidade Baixa, dos edifícios às casas em encostas, tudo é Salvador. Entre o cheiro do dendê ao do suco de coco, das cores de fevereiro às chuvas de outono, dos olhos de quem está à memória de quem vai, tudo é Salvador.

Celebrando os 476 anos da primeira capital do Brasil, o Portal Umbu te convida a enxergar Salvador por novas lentes: as das câmeras de cinema. Sempre presente no imaginário popular como um lugar místico de alegria, Soterópolis tem muita história para contar, seja um drama social, ou mesmo uma comédia para amenizar a sofreguidão cotidiana. Veja 7 filmes com histórias que se passam em Salvador e ajudam a enxergar a cidade através do tempo:

  1. O Pagador de Promessas
    Foto: Reprodução

    Baseado na obra de Dias Gomes e dirigido por Anselmo Duarte, “O Pagador de Promessas” foi lançado em 1962 e acompanha a jornada de Zé do Burro (Leonardo Villar) e sua mulher Rosa (Glória Menezes), interioranos que, depois de ter o burro de estimação atingido por um raio, acabam indo a um terreiro de candomblé, onde é feita uma promessa a Santa Bárbara para salvar o animal. Fazendo uma verdadeira via crucis, Zé chega à Salvador lidando com o risco de perder a companheira e ainda lidando com o preconceito religioso de um padre. Único filme nacional a ganhar um Palma de Ouro, prêmio máximo do Festival de Cannes, na França, o longa está disponível no Globoplay (Telecine) e no Youtube.

    1. A Tenda dos Milagres
    Foto: Cinemateca Brasileira

    “A Tenda dos Milagres”, dirigido por Nelson Pereira dos Santos e lançado em 1977, é uma adaptação do livro homônimo de Jorge Amado e segue Fausto Pena (Hugo Carvana), um jornalista que prepara a montagem de um filme sobre um americano que veio à Bahia para conhecer a terra onde vivera Pedro Archanjo (Jards Macalé e Juárez Paraíso), cientista social auto-didata e contestador das ideias racistas da Faculdade de Medicina na qual era bedel, junto à sua luta em defesa dos direitos dos negros. O filme está disponível no YouTube e em formato de minissérie no Globoplay.

    1. Quincas Berro D’Água
    Foto: Reprodução

    Também baseado em uma obra de Jorge Amado, “Quincas Berro D’Água”,  acompanha a saga póstuma do personagem-título, vivido por Paulo José, que é um funcionário público cansado da vida que leva, ele cai na farra se popularizando como rei dos vagabundos. Quando ele é encontrado morto em seu quarto, sua família resolve apagar os vestígios de sua fase arruaceira, mas seus amigos de gandaia surgem no local e decidem levá-lo para uma última farra. Dirigido por Sérgio Machado, o longa tem no elenco nomes como Milton Gonçalves, Marieta Severo, Othon Bastos, Flávio Baurauqui, Luis Miranda, Érico Brás, Frank Menezes, Irandhir Santos, Vladimir Brichta e Mariana Ximenes. Atualmente, o filme está disponível no Youtube.

    1. Capitães da Areia
    Foto: Reprodução

    Ainda entre as adaptações de Jorge Amado, “Capitães da Areia”, dirigido por Cecília Amado, neta do escritor e lançado em 2011, acompanha o cotidiano de Pedro Bala (Jean Amorim), Professor (Roberio Lima), Gato (Paulo Abade), Sem Pernas (Israel Gouvea) e Boa Vida (Jhordan Matheus) são menores abandonados que vivem nas ruas de Salvador e vivem em comunidade no Trapiche. A rotina do grupo muda com a chegada de Dora (Ana Graciela) e seu irmão caçula, ao passo que os jovens vivem seus dramas particulares. O filme está disponível na plataforma Max.

    1. Ó Paí, Ó
    Foto: Reprodução

    Um dos títulos mais lembrados quando o assunto é Salvador no cinema, “Ó Paí, Ó” é baseado em uma peça de Márcio Meirelles e tem direção de Monique Gardenberg.  Estrelado por atores do Bando de Teatro Olodum, o longa acompanha os moradores de um cortiço localizado no Pelourinho, nos últimos dias de Carnaval. Movida pelo incômodo com a barulheira dos moradores, a evangélica Joana (Luciana Souza) desliga o registro de água do prédio, trazendo transtornos aos moradores vividos por Lázaro Ramos, Érico Brás, Valdinéia Soriano, Lyu Arisson, Cássia Vale, Tânia Tôko, Emanuelle Araújo, Auristela Sá e Rejane Maia. Completam ainda o elenco Dira Paes e Edvana Carvalho. Comédia e drama se encontram ao longo da história que carrega fortes críticas sociais. O filme está disponível na plataforma Prime Video e no YouTube.

    1. Cidade Baixa
    Foto: Reprodução

    Dirigido por Sérgio Machado, “Cidade Baixa” segue o desenrolar de um triângulo amoroso entre dois transportadores marítimos e uma garota de programa. Deco (Lázaro Ramos) e Naldinho (Wagner Moura) são amigos de infância que ganham a vida fazendo fretes e aplicando pequenos golpes a bordo do Dany Boy, um barco a vapor, até o dia que dão carona a Karinna (Alice Braga), uma stripper que deseja arranjar um gringo endinheirado no carnaval de Salvador. Lançado em 2005, o filme está disponível no Globoplay.

    7. Axé: Canto do povo de um lugar

    Foto: Reprodução

    No ano em que a Axé Music completa 40 anos, o documentário “Axé: canto do povo de um lugar” não poderia ficar de fora desta lista. Dirigido por Chico Kértesz, o documentário aborda através de entrevistas de artistas do gênero musical, especialistas e críticos musicais o ritmo nascido na Bahia na década de 1980, assim como seus desdobramentos com a expansão de outros gêneros musicais.  Lançado em 2017, o filme conta com depoimentos de grandes nomes da música: Ivete Sangalo, Bell Marques, Beto Jamaica, Buck Jones, Caetano Veloso, Carlinhos Brown, Chiclete com Banana, Cláudia Leitte, Compadre Washington, Daniela Mercury, Durval Lélys, Gerônimo, Gilberto Gil, Luiz Caldas, Manno Góes, Márcia Freire, Márcia Short, Márcio Victor, Margareth Menezes, Marinêz, Netinho, Ninha, Ricardo Chaves, Sarajane, Saulo Fernandes, Tatau e Xanddy. O filme está disponível na Netflix.

    Inscrever-se
    Notificar de
    guest
    0 Comentários
    mais antigos
    mais recentes Mais votado
    Feedbacks embutidos
    Ver todos os comentários

    POSTS RELACIONADOS

    plugins premium WordPress
    Ir para o conteúdo