
A atriz Fernanda Montenegro de 95 anos anunciou sua aposentadoria dos cinemas. A artista lança “Vitória”, seu penúltimo longa-metragem, dirigido por Andrucha Waddington. Seu último filme será “Velhos Bandidos”, comandado pelo filho, Cláudio Torres, que já está gravado, mas ainda sem data de estreia.
Durante a pré-estreia de “Vitória” no Rio de Janeiro, Fernanda comentou sua decisão e a coincidência de encerrar sua trajetória no cinema com um projeto familiar. “Quis o acaso que o último drama que eu faço e a última comédia que eu faço seja com meu filho. Nessa altura de quase 100 anos que eu tenho, já tá bom. Está assim, sublime”, afirmou ao Canal Brasil.
A atriz já havia dado indícios de sua despedida durante um evento no Theatro Municipal de São Paulo, onde destacou as exigências do cinema. “Pede fôlego, pede corpo”, disse, explicando que não tem mais a disposição necessária para esse tipo de trabalho. No entanto, Fernanda segue ativa no teatro e recentemente realizou um recital na Academia Brasileira de Letras, onde ocupa uma das cadeiras como imortal.
“Vitória” é inspirado na história verídica de Joana da Paz, aposentada que desmascarou uma quadrilha de traficantes e policiais corruptos, na Ladeira das Tabajaras, na Zona Sul do Rio, com filmagens em fitas VHS. Incluída no Serviço de Proteção à Testemunha, foi apelidada de “Vitória” e teve a sua identidade mantida em sigilo por 17 anos, até falecer em 2023, após o término das filmagens do longa-metragem. A atriz Fernanda Montenegro se emociona ao falar de Joana, “uma mulher que nos comove por sua coragem e amor”.
Inspirado na obra literária “Dona Vitória da Paz”, de Fábio Gusmão, jornalista que noticiou o caso, o filme Original Globoplay tem produção assinada pela Conspiração em coprodução com a MyMama Entertainment e apoio da Globo Filmes. O longa é produzido por Andrucha Waddington e Breno Silveira, com produção executiva de Renata Brandão, Mariana Vianna, Tania Pacheco, Mayra Faour Auad e Ilda Santiago, e produção associada de Leonardo M. Barros. Paula Fiúza assina o roteiro.
Com informações do jornal Correio