
O Carnaval começa na próxima quinta-feira (27) e contará com iniciativas voltadas para proteger as mulheres durante os dias de folia. Realizadas pelo Governo Secretaria Estadual de Políticas para as Mulheres do Estado (SPM), as ações estratégicas atenderão nos circuitos Dodô (Barra-Ondina), Osmar (Campo Grande-Avenida Sete) e Batatinha (Centro Histórico); em bairros da capital; e em algumas cidades do interior.
Entre as iniciativas da SPM estão campanha contra o assédio e a importunação sexual, oferta de diferentes serviços para promover o cuidado com catadoras de materiais recicláveis que atuam na festa e ações nas Tendas “Oxe, me respeite”, que irão funcionar como espaço para acolhimento, atendimento e encaminhamento das mulheres em casos de violências de gênero.
A secretária de Políticas para as Mulheres do Estado, Neusa Cadore, falou sobre o impacto dessas atividades, que envolvem os projetos Oxe, me respeite e Cuidar de Quem Cuida. “O cuidado e a proteção das mulheres está na centralidade das ações do Governo do Estado e no Carnaval são várias as iniciativas que serão realizadas de forma integrada pelas diferentes Secretarias e órgãos estaduais, que focam, de um lado, no cuidado com as mulheres e, por outro, na proteção e prevenção às violências de gênero. É o Governo Presente para garantir um Carnaval de alegria e bem-estar para as mulheres que vão curtir e também para aquelas que vão trabalhar”, afirmou.
A campanha “Oxe, me respeite”, contra o abuso e à importunação sexual, envolverá a sensibilização com a distribuição de adesivos e tatuagens temporárias, chamando a atenção sobre as violências de gênero e o Disque Denúncia 180.
Além das estratégias de segurança, por meio do projeto “Cuidar de Quem Cuida”, a SPM oferecerá atividades terapêuticas em um espaço inclusivo e acolhedor, para as mulheres catadoras de materiais recicláveis cadastradas em diversas cooperativas que realizam atividades no Carnaval de Salvador e catadoras autônomas.
Nesse espaço, as mulheres poderão cuidar de si mesmas, encontrar apoio mútuo e desenvolver estratégias para lidar com os desafios físicos, mentais e emocionais que possam surgir. Nas tendas, serão realizados atendimento psicológico; oficinas de yoga, massoterapia, rodas de conversa, exercícios de respiração, acupuntura auricular, ventosaterapia e meditação.
As informações são da Ascom/SPM