...

Portal UMBU

Documentário brasileiro “Othelo, o Grande” é selecionado para Festival PanAfricano de Cinema e Televisão

Será a estreia do filme no continente Africano

“Othelo, o Grande”, documentário brasileiro dirigido por Lucas H. Rossi foi selecionado para a 29ª edição do FESPACO – Festival PanAfricano de Cinema e Televisão de Ouagadougou, em Burkina Faso. Será a estreia do filme no continente Africano, e no maior festival da África. O filme é produzido pela Franco Filmes em coprodução com Baraúna filmes e tem como parceiros Globo Filmes, Globo News, Canal Brasil, Itaú e Rio filme.

O filme que ficou 10 semanas em cartaz e circulou por 16 festivais de cinema, acumulando o prêmio de Melhor Documentário do Festival do Rio, Gordon Parks Award for Black Excellence, Melhor Montagem no Festival Aruanda, entre outros prêmios, tem previsão de estreia no VOD e streaming ainda no primeiro semestre, e está disponível na Vivo TV e Claro TV.

Narrado em primeira pessoa, “Othelo, O Grande”, tem participação especial da atriz Zezé Motta como narradora e traz imagens raras de arquivo, feitas em pesquisas na Cinemateca Brasileira, que revelam diferentes facetas do artista ao grande público, o apresentando para as novas gerações. Otelo trabalhou com cineastas como Orson Welles, Joaquim Pedro de Andrade, Werner Herzog, Júlio Bressane, Marcel Camus e Nelson Pereira dos Santos, entre tantos outros e usou esse espaço para moldar sua própria narrativa e discutir o racismo institucional que o assombrou por oito décadas, duas ditaduras e mais de uma centena de filmes. Produzido pela Franco Filmes, em coprodução com Globo Filmes, GloboNews, Canal Brasil, Prefeitura do Rio, por meio da RioFilme, órgão da Secretaria Municipal de Cultura, e Baraúna Filmes, o filme é distribuído pela Livres Filmes.

“Othelo, O Grande” participou de diversos festivais nacionais e internacionais, como a Mostra Internacional de Cinema de S. Paulo, o 6o Encontro de Cinema Negro Zózimo Bulbul; o 18a Festival Aruanda, em João Pessoa onde recebeu o Prêmio de Melhor Montagem além de ter sido  selecionado para ser o filme de abertura dos festivais 3o DH Festival – Festival de Cultura em Direitos Humanos, do 5o Pirenópolis Doc – Festival de Cinema Documentário, em Goiás e da Roda Sesc de Cinemas Negros, exibida no CineSesc Augusta, Sesc Belenzinho, Sesc Campinas, Sesc Vila Mariana. O filme também participou do XIX Panorama Internacional Coisa de Cinema, em Salvador; da Mostra “O Corpo Negro 2024”, realizada no Sesc Rio de Janeiro; do 17th Bali Internacional Film Festival – Balinale   e da 19a CineOP – Mostra de Cinema de Ouro Preto.

O lançamento comercial do filme foi contemplado pela Lei Paulo Gustavo, no Edital de Chamada Emergencial Apoio à Distribuição de Obras Audiovisuais nº 23/2023, da SECEC-RJ – Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro.

Sinopse

Grande Othelo foi um dos mais brilhantes atores brasileiros do século XX. Negro, órfão e neto de escravizados, ele desafiou o racismo estrutural ao eternizar seus personagens no cinema e na TV, abrindo caminhos para as futuras gerações de artistas negros. O filme oferece uma visão íntima e pessoal do homem que se tornou um ícone, deixando um legado inestimável na cultura brasileira.

Veja o trailer:

Ficha técnica:

Direção e Roteiro: Lucas H. Rossi dos Santos

Produção: Ailton Franco Jr.

Montagem: Willem Dias (AMC), Lucas H. Rossi dos Santos

Desenho de Som: Waldir Xavier

Mixagem de Som: Bernardo Adeodato, Cristiano Scherer

Colaboração de Roteiro: Fermino Neto, Henrique Amud

Coordenação de Pesquisa: Beth Formaggini

Pesquisador e Diretor Assistente: Henrique Amud

Produção Executiva: Ailton Franco Jr.

Produção de Finalização: Breno Soares

Produção de Arquivo de Imagem: Laís Rodrigues

Finalização de Imagem: Cajamanga

Supervisão Musical: Geraldinho Magalhães

Produção Musical: Ori Musiclab

Participação Especial: Zezé Motta

Produtora: Franco Filmes

Coprodutoras: Globo Filmes, GloboNews, Canal Brasil, Riofilme

Distribuidora: Livres Filmes

Patrocinadores: Edital de Niterói/ Prefeitura de Niterói e Banco Itaú

O filme obteve Prodecine 01/2016 e Edital da Prefeitura de Niterói – FSA Arranjos Regionais e o Patrocínio do Banco Itaú.  O filme está sendo distribuído com recursos da LPG do RJ.

Classificação Indicativa: 12 anos

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

POSTS RELACIONADOS

plugins premium WordPress
Ir para o conteúdo