Mostra da primeira fotógrafa negra da Bahia poderá ser visitada até 29 de dezembro
A mostra “O Povo Negro é o Meu Povo – Lita Cerqueira, 50 Anos de Fotografia”, aberta ao público desde outubro na Caixa Cultural Salvador, encerrará sua temporada na capital baiana nesta sexta-feira, dia 20 de dezembro. Com visitação gratuita, de terça-feira a domingo, das 9h às 17h30, a exposição reúne as principais obras da artista, que retrata a cultura e a vida do povo negro no Brasil.
Com coordenação geral assinada por Lu Araújo e curadoria de Janaína Damaceno, a exposição aborda temas como ancestralidade, pertencimento e resistência sob a ótica de Lita Cerqueira como uma mulher negra que, ao longo de cinco décadas, documentou a cultura e as histórias de seu povo. Com um acervo de mais de 50 mil imagens, a mostra seleciona algumas das mais marcantes produções fotográficas de Lita, cobrindo o final do século XX e o início do XXI.
Nascida em Salvador, Lita Cerqueira é considerada a primeira fotógrafa negra da Bahia e se consagrou como uma das primeiras mulheres pretas a se dedicar ao segmento. Tendo iniciado sua trajetória ainda jovem, movida pela vontade de registrar e dar visibilidade às histórias de gente, muitas vezes, invisível, Lita se destacou em um meio predominantemente masculino e branco, por meio do seu talento em capturar retratos da cultura e a vida do povo negro no Brasil.
Serviço:
[Artes Visuais] O Povo Negro é o Meu Povo – Lita Cerqueira, 50 Anos de Fotografia
Local: CAIXA Cultural Salvador
Endereço: Rua Carlos Gomes 57, Centro – Salvador/BA
Visitação: até 20 de dezembro de 2024
Horário: Terça a domingo, das 9h às 17h30
Entrada gratuita
Classificação indicativa: livre para todos os públicos
Mais Informações: (71) 3241 4200 | Site CAIXA Cultural | Instagram @CaixaCulturalSalvador
Patrocínio: CAIXA e Governo Federal
Acesso para pessoas com deficiência