Lula chegou ao Uruguai na quinta-feira (5) para participar de cúpula entre blocos que acontece nesta sexta-feira (6)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva chegou ao Uruguai, nesta quinta-feira (5) para participar da 65ª Cúpula de Chefes de Estado do Mercosul, que acontece nesta sexta-feira (6). A Bolívia participa pela primeira vez como membro pleno do bloco que agora abrange 73% do território da América do Sul e representa cerca de 65% da população da região.
Também participará do encontro o presidente eleito do Uruguai, Yamandú Orsi, que toma posse em março e quer mostrar que acredita mais na força do bloco do que o atual presidente, Luis Alberto Lacalle Pou. Na avaliação de diplomatas brasileiros, o mandatário não se empenhou o suficiente para o acordo de livre comercio entre Mercosul e União Europeia se concretizar.
O acordo com o bloco europeu está sendo costurado há mais de 20 anos e promete ser a cereja do bolo da cúpula, com o possível anúncio do tratado, após a retomada da negociação em janeiro do ano passado. Ursula von der Leyen, presidente da Comissão Europeia, também foi para o Uruguai participar da principal reunião. Segundo o chanceler do Uruguai, Omar Paganini, todos os países do Mercosul concordaram com o texto do tratado.
Na prática, os blocos prometem desburocratizar e reduzir os custos. O texto cria cotas de comércio livres de tarifas. O acordo pode atingir 780 milhões de pessoas e um fluxo de comércio de até R$ 274 bilhões em produtos.
Do lado dos europeus, o maior obstáculo é o protecionismo francês. Agricultores da França têm protestado com o bloqueio de estradas. O governo publicou que o projeto, como está, é inaceitável, na opinião de Emmanuel Macron. Já Alemanha, Espanha e Itália pressionam para que o anúncio não passe desta sexta-feira.
José Pepe Mujica
Ainda na quinta-feira (5), Lula condecorou o ex-presidente uruguaio José Pepe Mujica com a Ordem Nacional do Cruzeiro do Sul. O brasileiro visitou Mujica em casa, a quem chamou de “companheiro”. “De todos os presidentes que eu conheci, é a pessoa mais extraordinária”, afirmou Lula. Mujica comandou o Uruguai entre 2010 e 2015.
“Essa medalha que eu estou entregando ao Pepe Mujica não é pelo fato de ele ter sido presidente do Uruguai. É pelo fato de ele ser quem é”, disse Lula, emocionado. O uruguaio agradeceu pelo reconhecimento e disse que não era homem de prêmio ou medalha. “Sou um homem do povo. Fiz o que eu pude por meu povo. Nada mais. Lula é um amigo de muitos anos”, disse o uruguaio, de 89 anos de idade.
Lula disse que Mujica foi um companheiro escolhido por ele. Mujica também emocionou-se com as palavras do brasileiro. “Somos um continente rico, mas com um povo pobre”. Yamandú Orsi também participou do encontro.
Com informações de Agência Brasil e Jornal da Band